Torneio da Gabriela vai movimentar pesca esportiva nacional

Região do Cururupe é uma das mais belas do litoral ilheense
Divulgação

A 34ª edição do maior torneio de pesca amadora do sul da Bahia, acontece nos dias 25 e 26 de novembro, na sede da Associação Atlética do Baneb (AABANEB), na Praia do Cururupe, em Ilhéus. O evento faz parte do calendário nacional de pesca desportiva e objetiva estimular além da pesca, o turismo e a interação entre os clubes filiados. De acordo com os organizadores, o torneio é aberto a todos os pescadores esportivos e até o momento, cerca de 80 equipes já garantiram participação.

As provas terão início no sábado (25), a partir das 13 horas com término previsto para as 17 horas. Já no domingo (26), as provas terão início às 07 horas com término previsto para as 11 horas. As categorias que disputarão as provas preveem idades a partir de 17 anos a exemplo do juvenil. Já Masculina com até 49 anos; Feminina e Master, a partir de 50 até 59 anos e Sênior, a partir de 60 anos.

Roberto Mendonça, um dos organizadores do torneio, explica que os competidores deverão seguir rigorosamente os critérios do regulamento, e que a comissão de arbitragem estará atenta a todos os detalhes. “Um dos destaques das nossas edições é a transparência. Horário, contagem, pontuação e penalidades serão seguidos de forma arbitrária, para que o torneio seja um sucesso”, pontua.

Premiação em dinheiro – Ainda segundo o organizador, este ano o Clube de Pesca de Ilhéus (Clupesil) inovou a forma de premiar. “Além dos troféus e medalhas aos classificados, teremos premiações em dinheiro que vão de 500 a 3 mil reais. Resolvemos premiar com dinheiro, afinal, são 34 edições e achamos melhor celebrar isto com um atrativo a mais. Além de os competidores estarem em um dos roteiros turísticos mais atrativos do Brasil, levar para casa um bom dinheiro não faz mal a ninguém”, avalia.

Os organizadores do Torneio da Gabriela asseguram que a entrega dos troféus terá a seguinte classificação de acordo com as pontuações: Geral, do 1º ao 5º lugar; Masculino, do 1º ao 3º lugar; Feminino do 1º e 2º lugar; Master, do 1º ao 3º lugar; Juvenil, 1º lugar; Sênior, 1º e 2º lugar. Já na classificação por medalhas, serão condecorados: Geral, do 6º ao 10º lugar; Masculino, do 4º ao 5º lugar; Feminino, 3º lugar; Master, 4º lugar; Juvenil, 2º lugar e Sênior, o 4º lugar.

O evento é promovido pelo Clupesil, autorizado pela Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS) com supervisão da Federação Baiana de Pesca e Atividades Subaquáticas (FBPAS). Para poder participar, os competidores devem estar portando suas licenças de pesca devidamente validadas e expedidas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). As inscrições custam R$ 120,00. Os sorteios dos setores de pesca ocorrerão a partir das 10h30min, no dia do evento.

Para mais informações podem ser obtidas através do e-mail: clupesil-clupesil@hotmail.com ou no escritório situado a Praça Coronel Pessoa n° 89, Edf.  Misael Tavares - 9° andar, sala 903, Centro-Ilhéus.