Prefeito dialoga com moradores da vila turística de Juerana

Lideranças de Juerana reebidas no Centro Administrativo
Secom

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre Souza, recebeu, na tarde desta quinta-feira, dia 16, representantes da Associação de Moradores de Vila Juerana (AMORVIJU), no Gabinete do Centro Administrativo do Município, no bairro da Conquista, e tratou de diversos assuntos de interesse da comunidade. Ele garantiu apoio à realização do Festival do Guaiamun 2018, uma das principais reivindicações da entidade, além de providências nas áreas de saúde e educação.

O encontro contou com as presenças do presidente da Associação de Moradores, Paulo Emílio Pereira, da diretora de Comunicação, Marizete Inácio Garcia; da diretora Social, Márcia Pereira Santos, e da diretora para Juventude, Taís Passos Cardoso, além do vereador Nino Valverde. Na reunião, os representantes da comunidade agradeceram ao atendimento da prefeitura à solicitação para regularização do sistema de iluminação pública de Vila Juerana.

O prefeito disse, na oportunidade, que pedirá, à coordenação do Interior, agilidade para o agendamento das máquinas a fim de proporcionar melhorias no tráfego das estradas que ligam aquela região. Em relação ao posto de saúde local, prometeu reativá-lo, como reivindicou a comunidade, designar uma enfermeira para atender aos moradores e agendar um médico para consultas periódicas aos pacientes.

Turismo - Paradísiaca, tranquila, alegre e receptiva, a Vila Juerana é um sub distrito de Aritaguá, localizada à margem da rodovia BA-001 Ilhéus-Itacaré, banhada pelo Rio Almada e a poucos metros das praias do Norte. É passagem obrigatória para nativos e turistas que cruzam o litoral norte e para os que desejam visitar a Lagoa Encantada, um dos atrativos naturais de Ilhéus.

A vocação turística da pequena vila entusiasma a grande maioria de seus moradores, que investe em serviços de bares, restaurantes com comidas típicas, passeios, além de eventos esportivos e gastronômicos. O ponto principal da reunião com o prefeito Mário Alexandre foi a solicitação do apoio da prefeitura para a realização do Festival do Guaiamu 2018 e a inclusão do evento no calendário turístico oficial de Ilhéus.

 Na oportunidade, o prefeito declarou que considera a Vila Juerana como um dos centros gastronômicos de Ilhéus e garantiu que a prefeitura vai incentivar o turismo na comunidade e a inclusão do festival do Guaiamu no calendário turístico do município, mediante providências da secretaria de Turismo e Esportes (Setur). Segundo os organizadores, a previsão da realização do festival do Guaiamu deverá ser entre os meses de março e abril do próximo ano, na baixa estação, como uma alternativa de incentivo ao turismo naquela temporada. Eles ficaram de apresentar um projeto para o Festival em novo encontro previsto para o próximo mês de janeiro.