Técnicos da Saúde vão realizar Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal

Monitoramento sobre vacinação
Secom

Para atender a uma determinação do Governo Federal, equipes da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) compostas por enfermeiros, vacinadoras e agentes comunitários de saúde, estarão visitando domicílios na zona urbana de Ilhéus, a partir da próxima segunda-feira (13) até o dia 30 deste mês.

A missão das equipes é realizar o Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal (MRC) que acontece neste período em todo o Brasil, por exigência do Ministério da Saúde. Segundo explicações de Walkíria Cardeal, coordenadora de Imunização da Sesau, cada equipe vai monitorar 50 crianças com idade entre 6 meses até adolescente de 14 anos. Estas deverão residir em áreas próximas às salas de vacinação ativas.

Dezesseis equipes serão estrategicamente distribuídas nos bairros de Ilhéus. Na oportunidade será verificada a caderneta de vacinação dos monitorados. “Caso seja necessário vacinaremos a criança ou o adolescente que esteja com a agenda atrasada”, revela.

De acordo com Walkíria Cardeal, os Agentes Comunitários foram inseridos nesta operação, para que sejam um facilitador junto as famílias pesquisadas. Um crachá de identificação dos técnicos deverá ser apresentado ou exigido durante a visita.