Toma posse a primeira diretoria do Conselho de Turismo de Itacaré

Posse concorrida
Divulgação

Um sonho que se tornou realidade e um marco na história do turismo de Itacaré. Assim definiram os empresários locais a posse da primeira diretoria do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Itacaré, eleita para o biênio 2017/2018, realizada na terça-feira, dia 24, no Auditório do Villa Ecoporan Hotel. De acordo com o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, a criação do conselho e a eleição de forma consensual da diretoria demonstra o compromisso das entidades de junto com o poder público formular, debater e implementar cada vez mais políticas públicas para o setor turístico, gerando mais desenvolvimento, profissionalização, emprego e renda para o município.

Antônio de Anízio citou uma serie de investimentos que vem sendo feito pelo poder público nos últimos meses e os projetos já estão sendo implementados na cidade que colocarão novamente Itacaré como um verdadeiro destino completo. E os reflexos desse trabalho, segundo o prefeito, já começam a ser sentidos com o aumento no fluxo turístico e a chegada de novos empreendimentos, o que demonstra que o empresariado voltou a acreditar no presente e no futuro de Itacaré. Ele fez questão de colocar que todas essas ações só serão possíveis se contar com o apoio e a união de todos, daí a importância do Conselho Municipal de Turismo nessa missão de caminhar junto com o poder público municipal para que Itacaré possa avançar cada vez mais.

Durante o evento foi proferida a palestra com o tema “Desafios e Possibilidades ao bom funcionamento do COMTUR”, com o consultor do Sebrae, Ricardo Cerqueira. Também haverá a apresentação da Pesquisa de Demanda Turística do município de Itacaré 2016/2017, feita por Fabiola Leme, Consultora de Projeto do Sebrae. O secretário municipal de Turismo, Júlio Oliveira, falou da importância do conselho e do empeno do governo municipal para que esse sono se tornasse realidade, não somente de criar o Comtur, mas também a autarquia municipal de turismo. Também agradeceu ao Sebrae pelo apoio no acompanhamento da criação do Comtur.

Durante a solenidade de posse a presidente da Câmara Técnica da Costa do Cacau, Cida Aguilar Lima, falou do otimismo que toma conta do segmento empresarial de Itacaré e dos novos investimentos que vem sendo feitos na cidade, o que demonstra uma visão inovadora e o compromisso do prefeito Antônio de Anízio com o desenvolvimento do município. A direção da CVC, empresa que começará a operar em dezembro com voos fretados de São Paulo para Ilhéus e Itacaré, também fez questão de homenagear o prefeito Antônio de Anízio pela administração que vem fazendo e anunciou novas operações da empresa buscando atrair ainda mais turistas. Já o presidente do Comtur, Luiz Paulo Herculian, falou da importância do conselho e da necessidade do envolvimento de todos que acreditam na cidade e fortalecimento do turismo de Itacaré.

Criado através da Lei Nº 298, de 31 de julho desse ano, o COMTUR tem por objetivo principal formular e implementar a Política Municipal de Turismo, visando criar condições para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento, em bases sustentáveis, da atividade turística no município de Itacaré de forma a garantir o bem-estar de seus habitantes e turistas e o resguardo do patrimônio natural e cultural da região. Também compete ao Conselho formular em conjunto com a Secretaria Municipal de Turismo e aprovar o Plano Municipal de Turismo do Município, além de sugerir regras e padrões para o exercício regular das atividades e empreendimentos turísticos no município, respeitando as normas do Ministério do Turismo e do órgão federal competente, de forma a garantir a proteção e conservação do patrimônio natural, cultural, histórico e arquitetônico, o desenvolvimento socioeconômico do município.

De acordo com a legislação, é ainda papel do COMTUR dentre várias outras atribuições e ações, acompanhar a elaboração do Inventário da Oferta turística de que trata a Lei de Política Municipal de Turismo, aprovar o Inventário da Oferta Turística municipal, e opinar, previamente à aprovação pela Câmara de Vereadores, sobre quaisquer alterações no Plano Diretor Municipal que possam afetar a atividade turística no município.