Tá repreendido pelas crianças

Estacionar no passeio e "jogar" o pedestre na rua é rotina em Ilhéus
Secom/Marcelo Silveira

Aos 10 anos, Ingrid Sueli Oliveira, vai à pé para a escola municipal Dom Eduardo, na avenida Princesa Isabel, em Ilhéus. “Todo dia disputo espaço com os carros estacionados na calçada”, afirma. Vez em quando, Ingrid precisa descer para a rua estreita da avenida, ficando muito próxima de carros, motos, ônibus e caminhões que trafegam diariamente pela artéria. Hoje, Ingrid e diversos colegas que passam pela mesma situação cotidianamente, participaram de uma blitz educativa, de conscientização dos motoristas pelo direito de ir e vir do cidadão. Portando cartazes confeccionados pela Superintendência de Transporte e Trânsito de Ilhéus, os estudantes acompanhados de agentes de trânsito, afixaram em para brisa dos carros e nos tanques da moto os seguintes dizeres: Me colocaram no lugar errado. Posso ser multado e guinchado.

A ação faz parte da campanha “Verão sem infração, sua escolha faz a diferença”, desenvolvida pela Sutran. Hoje a operação – inicialmente educativa – aconteceu na avenida Princesa Isabel e rua do Cano, próxima a escolas do ensino básico e com a participação das crianças, jovens estudantes. “A escolha das crianças para protagonizar este primeiro momento da campanha deve-se, principalmente pelo fato de ela ser um agente multiplicador. Além de chamar a atenção dos motoristas atuais, queremos formar uma consciência aos futuros motoristas da cidade”, justificou o diretor da Sutran, Gilson Nascimento. “Esta uma oportunidade onde os pais também podem aprender com os filhos”, reforça a professora Ana Cláudia dos santos Azevedo, que liderou a turma com estudantes do 3º ao 5º ano do ensino básico.

André Araújo viu seu carro ser “notificado” pelas crianças. Estava sobre o passeio impedindo a circulação de pessoas. “É preciso que se olhe os dois lados. A rua é estreita demais. Onde deixar o carro?”, questionou. Mas reconheceu que é preciso ter um espaço destinado aos pedestres e cadeirantes. “O que puder ser feito para melhorar a condição das pessoas é válido. A gente tem que começar a pensar no pedestre também”, reconheceu Maria Cristina Silva, proprietária de um outro carro que ganhou o cartaz com os dizeres da campanha.

Nos próximos dias, a campanha educativa será intensificada em regiões próximas a escolas e nas orlas norte e sul de Ilhéus. Em seguida, os motoristas infratores passarão a ser punidos em caso de constatação das irregularidades. Com a proximidade do verão, a Sutran espera diminuir o índice desta infração, a terceira no ranking de geração de multas em Ilhéus, perdendo apenas para avanço de velocidade e uso irregular de faixa exclusiva.

A iniciativa, de responsabilidade da Sutran e da Prefeitura de Ilhéus, conta com o apoio das Polícias Militar e Civil, da 13ª Ciretran e do Ministério Público do Estado da Bahia.