Projeto da Faculdade Madre Thaís beneficia marisqueiras da zona norte de Ilhéus

Reunião com marisqueiras
Ascom

Um projeto de extensão da Faculdade Madre Thaís (FMT), vai beneficiar as marisqueiras da zona norte da cidade de Ilhéus. A proposta para realizar orientações sobre “Direito Previdenciário e Trabalhista” foi pensada pelo curso de Serviço Social da Faculdade, mas se transformou numa ação interdisciplinar envolvendo os cursos de Biomedicina, Gastronomia e Farmácia.

As professoras Andreia Andrade Sauer, coordenadora do curso de Serviço Social e Ana Paula Andry, do Curso de Biomedicina ressaltam que “a extensão acadêmica é um conjunto de ações das instituições de ensino superior junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos durante o processo de educação. A ideia está associada à crença de que o conhecimento gerado pela instituição deve necessariamente possuir intenções de transformar a realidade social, intervir em suas deficiências e não se limitando apenas à formação dos alunos regulares da instituição”.

Para a professora Andreia “a proximidade dos alunos com os problemas sociais é uma das formas de desenvolver o senso crítico sobre uma determinada realidade, possibilitando o cumprimento do exercício social. Para o Curso de Serviço Social articular as atividades em conjunto com outros cursos da Faculdade Madre Thais permitiu a interação dos discentes com as marisqueiras e com estudantes de outras áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar, onde é possível o desdobramento de outras ações e projetos em prol desse grupo específico de mulheres a médio e longo prazo, por meio de atividades complementares ou de extensão.”