Chat da Notícia

Posse de Jane Hilda na ALI
Ascom

Centro de Convenções está renovado

Após longo período de reclamações, a secretaria de Turismo da Bahia está realmente renovando o Centro de Convenções de Ilhéus, importante equipamento de infraestrutura para turismo de negócios e entretenimento. Mais uma etapa da reforma foi concluída.  Convenções de Ilhéus. O gradil foi recuperado, passeios e jardins, a iluminação externa também, pintura, sistemas de refrigeração e de combate a incêndio. Agora, os serviços acontecem no telhado, impermeabilização de lajes e na iluminação cênica. Conforme a Setur,  o investimentos é de R$ 280 mil. Bom lembrar que a beleza do nosso centro de convenções inclui o paisagismo da área externa, que deve possibilitar ver o mar, e não o mato. Mas está de parabéns o secretário de Turismo baiano, José Alves, e o diretor do CCI, Rildo Mota, pela iniciativa.

  

MOBILIDADE urbana

O Instituto Nossa Ilhéus promoveu diversas atividades na Semana da Mobilidade Urbana, um tema que interessa diretamente à população. Entre os temas, reflexão sobre o transporte público, regulamentação do serviço de mototaxi e motoboy e a necessidade de mais ciclovias, numa cidade caracterizada pela topografia acidentada. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, que, por sua vez, promoveu a Semana do Trânsito. Importante lembrar que o projeto da nova ponte, entre o centro e a zona sul, inclui pista de ciclovia. O Nossa Ilhéus aplicou uma metodologia de pesquisa para saber a opinião da sociedade quanto a regulamentação do mototaxi, mas ainda não temos notícia sobre o resultado.

 

Posse na Academia de Letras

Com um belo discurso, a jornalista e professora Jane Hilda Mendonça Badaró tomou posse na Cadeira Nº 6 da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), que pertenceu à sua mãe, Janete Badaró. A cerimônia, ocorrida sexta-feira, 22 de setembro, presidida por André Ribeiro, foi bastante prestigiada por acadêmicos, familiares e convidados. A saudação coube à jornalista Maria Schaun. Entre os acadêmicos presentes, estiveram Antonio Lopes, Aleilton Fonseca, Arléo Barbosa, Ezequiel Nunes, Hans Schaeppi, Geraldo Lavigne, Gerson dos Santos, Jabes Ribeiro, Josevandro Nascimento, Neide Silveira e Raimundo Laranjeira. O grupo familiar Raiz do Vento, na oportunidade, musicou poemas da nova imortal.

   

 

NOTA de Saudade

A tristeza irrompeu sobre a imprensa, os maçons, a cidade de Ilhéus e a família do jornalista incansável Roberto Rabat Chame, ocorrida no dia 14 de setembro, após um período de sofrimento do saudoso amigo durante o tratamento de saúde. A tristeza roubou a alegria do semblante sempre vibrante, do sorriso largo, das palavras de feito e sem efeito também, que fazia de Rabat um cidadão inquieto, mas otimista e apaixonado por sua terra. Pioneiro no jornalismo através de blogs, o bravo Rabat aliava o interesse pelos fatos presentes na mesma intensidade em que valorizava a memória e seus significados. Sua ausência deixa um imenso hiato de saudade!

 

Movimento 

O radialista e jornalista Waldeny Andrade lança seu novo livro “Serra do Padeiro – A saga dos Tupinambás”, nesta quarta-feira, 27, às 18h30min, na Academia de Letras de Ilhéus, cidade onde iniciou a carreira de comunicador, na Rádio Cultura de Ilhéus, no início da década de 1960.


A 6ª edição do Festival de Dança Itacaré consolidou o evento como um dos mais importantes do Calendário das Artes da Bahia. Realizado em duas etapas, em Itacaré e em Ilhéus, agora em setembro, pela Casa Ver Arte e Comunidade Tia Marita, o evento contou com o apoio do governo da Bahia.

 

O radialista Quincas Ribeiro foi eleito novo presidente da Liga Ilheense de Futebol. E vai contar com o auxílio de outros membros da imprensa no trabalho de diretoria, como Júlio César e Elias Reis.

valeriodemagalhaes@gmail.com

Para acessar as fotos basta clicar sobre cada uma delas