Abertas inscrições para Fórum de Provedores de internet do Estado

Na Bahia existem pelo menos 100 provedores de internet
Divulgação

Na Bahia existem pelo menos 100 provedores de internet, segundo informações do Ponto de Presença da Rede Nacional de Pesquisa e Ensino na Bahia (POP-BA). Eles estarão reunidos em Salvador nos dias 28 e 29 de setembro no Auditório de Matemática da UFBA  para trocar experiências e compartilhar soluções técnicas durante o III Encontro Regional de Provedores de Internet da Bahia, mais conhecido como Fórum IX.br (Internet Exchange).

No primeiro dia serão ministradas palestras de especialistas de todo o Brasil sobre temas relativos à atividades dos provedores, como legislação tributária.  O destaque fica pela apresentação de Antônio Marcos Moreiras, do projeto Open CDN, que através da implantação de caches locais melhora a conexão entre o provedor e o conteúdo. Com isso, sites e páginas em geral carregam mais rápido. No estado, o projeto deve começar a funcionar até o final de 2017 na sede do POP-BA, localizado na Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A diferença dos provedores locais para para as grandes empresas de que telecomunicação é que elas fornecem internet a lugares onde as maiores operadoras não chegam por razões comerciais e às vezes oferecem um preço mais competitivo.

“Esses pequenos provedores são de fundamental importância. Ao longo dos anos, eles começaram a surgir, atendendo cidades que antes não eram atendidos pelas grandes empresas. Esses pequenos provedores, hoje, atendem grande parte do estado,inclusive, instituições acadêmicas e do governo, melhorando e desenvolvendo tecnologicamente o estado”, destaca um dos organizadores do Fórum IX BR, o analista de redes Thiago Bonfim.

As inscrições para as palestras ou para os minicursos, que acontecem no segundo dia do evento, são gratuitas e feitas através do site https://ixbr-salvador.pop-ba.rnp.br/forum/. No mesmo endereço está disponível também a programação completa do evento.