´30 anos de espera, mas agora estamos saindo da lama´, dizem moradores

Pavimentação chegou e população sai da lama
Secom/Clodoaldo Ribeiro

Morador da rua Nova Jerusalém, no bairro Teotônio Vilela, zona oeste de Ilhéus, o estudante Kauã Araújo de 14 anos, comemora, orgulhoso, os benefícios que estão chegando à sua porta. “Eu me sentia muito envergonhado em sair de casa com um saco amarrado no tênis para poder chegar à escola com ele ainda branquinho”. Onde era só lama agora, finalmente, está sendo transformado em pavimentação à paralelos, drenagem, meio-fio e calçada, após 30 anos de sofrimento. “Já brinco de bola com meus amigos e chego em casa sem precisar levar bronca de minha mãe”, comemora.

Dona Marizete Oliveira, que nasceu e cresceu na rua Nova Jerusalém, disse estar vivendo um sonho. “Vivíamos de promessas. Agora os nossos filhos podem viver com um pouco mais de dignidade”, disse, emocionada. O envolvimento entre os trabalhadores da obra e a comunidade é tão grande que eles se dizem acolhidos pelas famílias do entorno. “É muito bom poder contar com o carinho e o respeito das pessoas. Isso, torna o nosso trabalho mais leve. Eles esperavam muito por isso”, disse o pedreiro Pedro Santos.

Hoje (20), a pedido do prefeito Mário Alexandre, a engenheira responsável pela Fiscalização de Obras, Cláudia Regina Ortega, esteve acompanhando os trabalhos de pavimentação das ruas Santa Bárbara e Nova Jerusalém. A verba proveniente de emenda parlamentar do deputado federal, Márcio Marinho, é para atender as duas artérias. E apesar da rua Felicidade não ter sido contemplada pela emenda, o prefeito de Ilhéus garantiu a inclusão da mesma nos serviços de infraestrutura. Mário Alexandre esteve recentemente no local supervisionando a obra.  “Meu gabinete é na rua”, fez questão de frisar, ao cumprimentar os moradores.

De acordo com a engenheira da Prefeitura, 40% do total das obras, incluindo, drenagem, meio fio, passeio e o calçamento em paralelo, estão concluídas. A previsão de entrega dos trabalhos é para o próximo mês de dezembro. Ainda, segundo Cláudia Regina, será feito um levantamento técnico em várias outras ruas do bairro que, em breve, serão beneficiados com pavimentação.