Semana do Trânsito começa com debate sobre segurança e mobilidade urbana

Minicidade foi uma das atrações
Secom

“Minha escolha faz a diferença no trânsito” é tema escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para a Semana Nacional. O tema a ser trabalhado este ano acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) de anos anteriores, desenvolvido também pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade. A campanha está de acordo com a “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. A Semana Nacional de Trânsito, teve início hoje (18) em todo o país e comemorada anualmente entre os dias 18 à 25 de setembro. Nesta manhã, o prefeito Mário Alexandre visitou a abertura da Semana, que prossegue até o dia 22, em Ilhéus, com diversas atividades.

Segundo o Contran, a principal finalidade da Semana, é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária. Durante a manhã desta segunda-feira, na praça JJ Seabra, no centro, aconteceram exposições em estandes, simpósio de Trânsito e Saúde, além de exploração de variadas temáticas com o objetivo de proporcionar à população, uma vivência das atividades inseridas na Semana Nacional de Trânsito.

“No trânsito, boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania. O trânsito é um problema nacional que tem fortes reflexos nas cidades. Por isso, estamos promovendo o diálogo com a sociedade, com os setores organizados sobre as questões de mobilidade e segurança da nossa cidade. É importante cada um envolvido saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas”, frisou o prefeito Mário Alexandre.

Já o coordenador da 13ª Ciretran, Coronel PM Serpa, esta Semana Nacional do Trânsito marca a conscientização do cidadão não apenas para o período, mas para toda uma vida. “O trânsito mata mais que uma guerra inteira. Neste momento, o cidadão precisa refletir que nós, como instituição fiscalizadora, estamos do lado do bem para vencer esta guerra e, para vencer esta guerra, depende de cada um de nós”, completa o coordenador.  

“Estamos vivendo a era do egoísmo e da impaciência”, resumiu o diretor de Trânsito do município, Gilson Nascimento. Para ele, o tema deste ano traz um componente diferenciado, “o resgate da responsabilidade de cada um na promoção de um trânsito mais seguro”, disse.

Ações – No local, foi montado um protótipo de uma minicidade, modelo ideal de espaços e construções harmonicamente planejadas, onde os estudantes das escolas terão a oportunidade de verem, na prática, o funcionamento da mobilidade do trânsito de uma cidade. A Escola Pinóquio foi a primeira a estrear a minicidade. A Sesau montou um posto de vacinação para imunizar crianças de até 11 anos de idade, além de uma equipe de aferição da pressão arterial dos motoristas. Entre as ações, um plantão de consultas de multas de trânsito, através da checagem do Registro Nacional de Veículo (Renavan).

Participam destas ações, as secretarias municipais de Administração (Sead), de Saúde (Sesau), de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), de Comunicação (Secom); Superintendência de Trânsito (Sutran), também a Associação dos Deficientes Físicos de Ilhéus (ADEFI); das polícias Rodoviária Federal (PRF), Militar (PM) e Corpo de Bombeiros; 13ª Ciretran; Samu; além dos sindicatos e comerciantes que durante a semana estarão dialogando com a sociedade sobre as propostas e ações que reduzam os índices de acidentes de trânsito.