UFSB decide reservar vagas para cotas no ingresso em cursos de 2º ciclo

Aprovada a proposta do piso de 75% de vagas para as modalidades de cotas
Ascom

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) aprovou resolução que definiu a reserva de vagas para cotistas dentre a oferta disponível para os cursos de segundo ciclo (cursos de graduação profissionalizantes). A decisão ocorreu na reunião do Conselho Superior Universitário nesta sexta-feira (01/09). Com isso, para os cursos de segundo ciclo,  o número de vagas destinadas às modalidades de políticas afirmativas (previstas na Lei Federal nº 12.711/2012) deve ser de, no mínimo, 75% do total de vagas ofertadas.

Após uma discussão intensa, a proposta do piso de 75% de vagas para as modalidades de cotas (previstas na Lei Federal 12.711/2012) foi aprovada por 15 votos a favor e 3 abstenções. A relatoria da pauta coube ao decano do IHAC do Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro), professor Marcos Bernardes.

Assim, após a conclusão dos cursos de 1º ciclo (acessíveis via Sisu e seleções via Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários), haverá processo seletivo interno, dentre os egressos do primeiro ciclo, para  entrada nos cursos profissionalizantes (segundo ciclo). Esses processos seletivos internos terão de reservar ao menos 75% do total da oferta de vagas para as modalidades de cotas previstas em lei, com as demais vagas ofertadas para ampla concorrência.

A vice-reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães, destacou dois aspectos dessa decisão. O primeiro é que a definição atende a dados verificáveis, como a composição étnico-racial e socioeconômica das regiões Sul e Extremo Sul da Bahia, reforçando os compromissos que a instituição assumiu de promover o desenvolvimento regional e de trazer as pessoas em condições mais vulneráveis para dentro do ambiente acadêmico. Mas, mais importante que isso, afirmou Joana, é que o processo que levou a essa decisão também fomentou o debate sobre o papel das políticas afirmativas dentro da UFSB, um trabalho bastante necessário. 

Na mesma reunião, outros temas foram apreciados, com a aprovação da resolução que institui a Comissão de Políticas de Sustentabilidade da UFSB e do Regimento do Conselho Estratégico Social. A regulamentação da Estrutura de Gestão Acadêmica teve sua votação adiada para a próxima sessão do Consuni.