Salvador sedia etapa mundial de kettlebell

Prova Snatch
Divulgação

Em 8 de setembro, Salvador receberá atletas de vários estados do Brasil e de cinco países na 2ª edição do World Kettlebell Grand Prix Series etapa Brasil – WKGPSBRASIL, a partir das 8 horas, no salão de eventos do São Salvador Hotéis e Convenções. O esporte é um levantamento de peso que exige força e habilidade com o kettlebell, uma bola de ferro com alça que pode pesar de 8 a 32 kg em campeonatos.

O GP é aberto ao público e contará com atletas de todas as idades e níveis nas modalidades iniciante, amador e profissional, masculino e feminino, e categorias infantil, juvenil, adulto e veterano, divididas por categoria de peso corporal e dos kettlebell. Destaque para o atleta Yuri Menezes, 10 anos, da equipe Body Angel, de Santa Catarina, o mais novo da competição, que disputará a prova Long Cycle 8 kg 10min, e para Maria Rita Braga, de 63 anos, da equipe Priscila Beck kettlebell club de Salvador, que disputará a prova snatch 8 kg 10 min.

João Rosário, organizador do campeonato, ressalta que a edição 2017 do Grand Prix teve o aumento de 40% no número de competidores, uma vez que a Bahia, considerada como um estado de referência no kettlebell Sport,foi responsável por 57% dos inscritos e possui a equipe com maior número de atletas no evento, a L3 Fun training, de Salvador.

A competição atrairá atletas de destaque no Brasil e no mundo, como os russos Denis Vasilev e Sergey Rachinskiy, campeões mundiais da modalidade, sendo o último, detentor de sete recordes no Guinness Book. “Foram 65 atletas inscritos de cinco estados brasileiros (BA, SC, SP, RJ,PE)  e dos Estados Unidos, Rússia, Polônia, Argentina e Chile.  As mulheres foram a maioria dos inscritos, 54% e mais da metade dos competidores disputarão a prova snatch, preferida dos baianos, onde o kettlebell é levado em um movimento só da altura do joelho para acima da cabeça com o braço travado no alto”, informa João Rosário.

A Etapa Brasil do GP mundial 2017 também será válida como primeiro Campeonato Brasileiro da Associação Mundial de Clubes de Kettlebell Sport – WAKSC, e, com isso, os atletas terão seu recorde válido nacional e internacionalmente. Vinte e cinco países sediam  39 etapas do GP mundial da WAKSC 2017, incluindo o Brasil, que recebeu pela primeira vez o GP em 2016, em  Curitiba.

SOBRE O ESPORTE

Nos campeonatos, os atletas podem disputar mais de uma prova, que é dividida por categorias de peso corporal e de kettlebell. O esporte consiste em quatro provas – jerk, snatch, long cycle e o biathlon (junção do jerk e snatch) disputadas em 5 ou 10 minutos. O vencedor é o atleta que conseguir executar mais repetições no tempo da prova.

No jerk e long cycle os homens competem com dois kettlebells e as mulheres com um ou dois, já o snatch é executado com apenas 1 kettlebell para ambos. O jerk é um movimento que consiste em levar o kettlebell da posição na altura do peito até acima da cabeça, já o long cycle é realizado em duas fases: o kettlebell é levado da altura do joelho até o peito e do peito acima da cabeça.

Nos últimos dois anos o esporte cresceu no Brasil e desde 2014, quando os primeiros campeonatos foram organizados, o nível técnico e a performance dos atletas aumentaram.

Na Bahia, o esporte vem se tornando popular desde 2015, quando as primeiras competições foram realizadas. “Salvador possui atualmente um dos maiores times de kettlebell sport do país, que juntos com atletas de outras equipes da capital e da cidade de Canavieiras, sul da Bahia, podem garantir para o estado o maior número de medalhas na competição”, explica João Rosário, organizador do GP e pioneiro no treinamento e realização de competições de Kettlebell no Brasil.

O WKGPSBRASIL2017 é uma realização da empresa Brutal Strength and Conditioning com o patrocínio de Priscila Beck Kettlebell Club, São Salvador Hotéis, Kettlebell Kings, Guache comunicação, Burpees Comfort Fitness e apoio da Buffalo Wax, Xpro Training, Aratu online e Rádio Excelsior da Bahia. Mais informações no site www.wkgpsbrasil.com.br