Seleção escolherá servidores para atuar em Programa Nacional

Prefeitura publicou edital
Secom

A Secretaria de Educação de Ilhéus realiza seleção interna simplificada (válida, portanto, apenas para os servidores da educação já integrados ao quadro) para escolher profissionais da rede municipal de ensino que irão atuar como formadores do Programa Nacional de Alfabetização (PNAIC) na Idade Certa, no ano letivo de 2017. Conforme o edital número 001/2017, publicado no Diário Oficial Eletrônico, a atual gestão aderiu ao programa, através do Plano de Ações Articuladas (PAR). Os selecionados iniciarão suas atividades mediante o encaminhamento das ações do programa pelo governo federal ou estadual.

De acordo com o edital, a inscrição começa de hoje (9) e se estende até o dia 18 deste mês, das 13 às 17 horas, na sala da Diretoria Pedagógica, sede da secretaria, situada Avenida Soares Lopes, s/n, centro. Os candidatos devem ser professor efetivo da rede municipal de ensino, com licenciatura em pedagogia, preferencialmente com carga de 20 horas e apresentar documentos e currículos com comprovações dos cursos e experiências especificadas.

Critério - Além disso, os profissionais devem ter participado de programas de formação continuada de professores nos últimos três anos ou ser coordenador pedagógico, professor da pré-escola ou do ciclo alfabetização com resultados reconhecidos na escola e na rede de ensino onde atua e ter disponibilidade de 20 horas para se dedicar ao curso e à multiplicação junto aos coordenadores pedagógicos, professores e articuladores da escola do Programa Novo Mais Educação (PNME).

No edital consta que o número de vagas será distribuído de acordo com a necessidade da Secretaria de Educação de Ilhéus, tendo em vista atender à demanda do programa. O profissional selecionado deve dispor de 20 horas para desempenhar a função de formador local, “para ministrar a formação em momentos presenciais à sua turma de professores, coordenadores pedagógicos e articuladores da escola em seu município ou polo de formação; planejar e avaliar a atuação em serviço e os encontros de formação dos professores, coordenadores pedagógicos e articuladores da escola; e conhecer o material didático selecionado pela rede que servirá de base para a formação e acompanhar a prática pedagógica dos professores, coordenadores pedagógicos e articuladores da escola”.

O valor da bolsa para os orientadores de estudo será de R$ 765,00 e será pago pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), diretamente aos beneficiários por meio de crédito em conta-benefício e mediante cadastro do candidato selecionado no Sistema Geral de Bolsas (SGB/FNDE). Por se tratar de uma das ações que cabe ao Ministério da Educação, a Secretaria de Educação de Ilhéus está isenta de qualquer responsabilidade em relação ao pagamento de bolsas.