A inovação está nos pequenos detalhes, afirma Marcos Jader

Marcos Jáder
Divulgação

O Fórum Nacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde (Saúde S/A) será realizado em Ilhéus, de 28 a 30 de setembro, no Centro de Convenções. O evento reunirá empreendedores, palestrantes, administradores e executivos de renome nacional e internacional nas áreas de saúde, marketing, motivação, tecnologia e gestão. A seguir, uma entrevista com o idealizador do fórum - que terá, também, uma Feira de Franquias e negócios - o fisioterapeuta Marcos Jader Souza Viera, que tem residência em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduações em Fisioterapia Desportiva pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e em Fisioterapia Hospitalar pela Faculdade Social da Bahia (FSBA).

Qual a vantagem competitiva, no ambiente de negócios da Saúde, para quem tem perfil empreendedor?

O mercado está cada vez mais difícil e competitivo; sai na frente quem faz algo diferente, quem inova e oferece o serviço que o cliente está procurando. Muitos profissionais da saúde ainda não entenderam a necessidade de inovar em função da falta de cultura empreendedora e pelo medo de correr riscos.

A inovação, muitas vezes, é compreendida apenas como sinônimo de tecnologia. Como entender essa ferramenta em um contexto mais amplo?

A inovação está nos pequenos detalhes, desde a forma de receber um paciente na clínica até as ferramentas tecnológicas disponíveis. Inovar não quer dizer necessariamente investir um grande capital. Muito se fala sobre a crise econômica que afeta diferentes setores. Em que medida a iniciativa de debater/aplicar os temas citados acima, ajuda o empresário a vencer os obstáculos nessa fase de desafios? Os grandes empreendedores mundiais sempre afirmaram que é na crise que se constroi grandes negócios. Exemplos positivos de superação e de sucesso sempre inspiram as pessoas que almejam algo parecido. Além disso, a boa gestão e a inovação nesses momentos difíceis fazem a diferença.

Foi sua vivência pessoal que inspirou a realização de um evento para tratar deste tema? Qual a importância da formação continuada na vida de um profissional?

Sempre tive uma necessidade de realizar coisas, colocar no papel uma ideia, planejar e executar. Fiz isso nesses 18 anos de formado, tive insucessos também, mas que serviram de alguma forma. A formação empreendedora para o profissional de saúde é fundamental para “não ter medo de fazer”, minimizar os riscos e maximizar os objetivos.

A realização de um evento nacional como O Fórum Saúde S/A é, também, um desafio para qualquer empreendedor...

É um grande desafio, pela falta dessa cultura empreendedora da maioria dos profissionais de saúde e pelo momento econômico atual do nosso país. Mas o prazer maior é ajudar a quebrar esses paradigmas.

Que bons exemplos podem ser citados como cases de sucesso nessa área? O que esses profissionais/empresas têm de diferencial?

Estarão presentes grandes empreendedores do setor de saúde no Brasil como Carla Sarni, fundadora da Sorridentes, uma referência não só nacional como mundial, recebeu um prêmio recentemente em Harvard como modelo de franquia. Outro exemplo é Paulo Cunha, administrador que transformou uma clínica familiar de 20 funcionários no maior parque tecnológico do estado de Sergipe na área de diagnósticos. Eles têm em comum a vontade de correr riscos e vencer.

Além da troca de conhecimentos, o evento trará a oportunidade de fazer bons negócios?

Sim. Empresas de tecnologia e inovação, assim como empresas consolidadas no mercado, estarão expondo suas ideias na feira, além do networking com grandes profissionais da saúde e da administração com expertise no setor de saúde.

Quem pode participar do Fórum Saúde S/A e como fazer a inscrição?

Estudante e profissional de qualquer área, em especial as áreas de saúde, administração, publicidade, etc. No entanto, qualquer um que se interessa pelo assunto empreendedorismo pode participar. A inscrição pode ser feita pelo site www.forumsaudesa.com.br.

Que mensagem gostaria de deixar para quem ainda reluta em rever padrões de atuação em um mundo, cada vez mais conectado e tecnológico?

Saia da zona de conforto e vivencie coisas extraordinárias.