Das 113 vans escolares cadastradas na Sutran, apenas 26 foram vistoriadas

Fiscalização será rigida
Secom

A Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran) da Prefeitura de Ilhéus vai intensificar a fiscalização do transporte escolar particular que ainda não renovou o alvará. As abordagens vão acontecer em frente às instituições de ensino para verificar todos os itens obrigatórios de segurança que não foram cumpridos. A ação visa identificar também os condutores de veículos que não regularizaram seus documentos e alertar sobre a segurança das crianças.

Dados fornecidos pela Sutran mostram que atualmente estão cadastrados no município 113 veículos autorizados para atuar nesta atividade. E deste total, apenas 26 passaram pelo processo de vistoria e estão com toda a documentação em dia. O chefe do setor de Transporte Público da Sutran, Rodrigo Cerqueira da Silva, assegurou que serão impostas algumas sanções aos condutores que ainda não passaram pelo processo de vistoria.

Segurança - Rodrigo Cerqueira da Silva ressaltou que com base na lei municipal que regulamenta o transporte escolar particular e o Código Nacional de Trânsito, caso seja comprovada a não existência dos itens básicos de segurança, o município pode aplicar multa ou efetuar a retenção ou apreensão do veículo. Os que já foram vistoriados e devidamente aprovados já receberam alvará que fica estampado no seu para-brisa, e uma faixa amarela pintada com o nome ‘Escolar’.

Nas vistorias técnicas são verificados o extintor de combate a incêndio, faróis e buzina funcionando, cadeiras apropriadas para crianças com idade abaixo de cinco anos, cinto de segurança, pneus e o estado de conservação do veículo. Para passar pelo processo de regularização seus proprietários devem se dirigir à nossa sede, situada na Avenida Governador Roberto Santos, bairro Esperança.