Festival consolida Ilhéus no circuito dos melhores chocolates de origem do mundo

Visitantes conhecem a produção regional
Secom

Bastou o Centro de Convenções de Ilhéus abrir as suas portas, no início da tarde de ontem (21) para o Festival Internacional do Chocolate e Cacau mostrar a sua força. Produtores recebiam com entusiasmo clientes consumidores e até estudantes que transformaram o espaço em uma “sala de aula” sobre a história, os dramas e as conquistas do produto que se confunde com a própria história da região. “O evento em si é um ponto de encontro onde fazemos negócios, trocamos experiências e projetamos o futuro dos nossos chocolates”, resume o empresário Marco Lessa, idealizador do evento. “E a cidade entra definitivamente no circuito dos chocolates de origem no mundo”, completa o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre.

A Prefeitura de Ilhéus apoia a iniciativa que este ano conta com mais de 80 expositores, sendo cerca de 30 marcas de chocolate de origem do Sul da Bahia e Amazônia. Mas há, ainda, expositores de São Paulo, Paraná, Pará, entre outros estados. Este ano o evento tem a expectativa de fechar cerca de 10 milhões de reais em negócio. Mas tem, também, outros aspectos importantes para considerar: esta edição a de maior sucesso desde quando o evento foi criado. A cidade está cheia. O festival promove cursos de capacitação, debates sobre temas do setor, rodadas de negócios e palestras ministradas por especialistas internacionais. Um evento esportivo programado para este sábado, o ‘Chocolate’ do Circuito Cacau Running, superou as expetativas. Era de, no máximo, 200 participantes nas edições anteriores. Este ano terá 600 atletas, a maioria de fora.

“A cidade também ganha uma mídia espontânea importante, que ajuda na sua divulgação de forma positiva e empreendedora”, assegura o prefeito Mário Alexandre. Ontem, representantes da secretaria municipal de Turismo e Esporte (Setur) e de Comunicação (Secom), almoçaram, no Bataclan, com um influente grupo de jornalistas brasileiros, que atuam em publicações relacionadas ao turismo e à gastronomia. Isso, depois de eles visitarem a Fazenda Yrerê e viver in loco a saga da lavoura cacaueira. No Centro de Convenções a Setur montou um estande contendo folhetos e vídeos sobre a cidade. A Secretaria de Agricultura e Pesca (Seap) montou outro estande para mostrar a força do homem do campo que este ano – após uma interrupção na gestão anterior - voltou a comercializar sua produção com a Prefeitura, através o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Um pouco mais adiante, setores da Economia Criativa da cidade, atendidos pela nova Sala do Empreendedor, comercializam sua produção.

O Festival Internacional do Chocolate e Cacau será encerrado no próximo domingo. É uma realização da MVU, com co-realização do Ilhéus Convention Bureau e Atil, com apoio do Governo da Bahia e da Prefeitura de Ilhéus, dentre outras organizações e empresas nacionais.