Projeto-piloto de iluminação cênica já valoriza Teatro e Casa de Jorge Amado

Teatro Municipal
Secom

O centro de Ilhéus ganhou ontem (21) tom e cores especiais. A Casa de Jorge Amado e o Teatro Municipal de Ilhéus foram os dois primeiros prédios públicos do município a ganhar, em caráter experimental, um projeto de iluminação cênica. A iniciativa tem o objetivo de destacar, à noite, a riqueza arquitetônica de Ilhéus – uma cidade de 483 anos de fundação -  e valorizar o patrimônio histórico local. O projeto é piloto já que, de acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Jorge Cunha, a proposta é que esta ação, em outros importantes prédios e monumentos da cidade, aconteça a partir de setembro e esteja concluída no período da alta estação.

Também ontem (21) no final da tarde, os primeiros pontos com iluminação pública com luminárias de Led foram instalados na praça J.J. Seabra, espaço que compõe o cenário do Palácio Paranaguá, no centro. As luminárias de LED, ou lâmpadas baseadas nessa tecnologia, são mais eficientes, com luz branca e homogênea, oferecendo brilho mais intenso. Suas principais características positivas para o espaço público são economia de energia e a não emissão de radiação UV. Têm uma vida útil de 60.000 horas de funcionamento, com economia de energia de até 60% em comparação as lâmpadas de vapor de sódio.

 

A equipe também iniciou a recuperação de 22 pontos de energia no canteiro central da avenida Soares Lopes. Um caminhão munck especial, capaz de atingir a grandes alturas, está sendo utilizado na operação. O trabalho de substituição de lâmpadas e bocais nos bairros de Ilhéus também continua. Até o momento a cidade já teve substituído um total de 600 pontos. Mas há ainda, pelo menos, 1.400 pontos para ser recuperado, de acordo com Jorge Cunha.