Festival do Chocolate promove capacitações e amostras de produtores locais

Capacitação para melhorar serviços e produtos
Arquivo/Maurício Maron

O 9º Festival Internacional do Chocolate e Cacau - Chocolat Bahia, que acontece nesta quinta-feira, dia 20 de julho, até domingo, 23, no Centro de Convenções, em Ilhéus, terá uma exposição das marcas integradas ao Projeto Derivados de Cacau e Chocolate do Sebrae. Os produtores terão ainda a oportunidade de investir nas capacitações, que estão com inscrições disponíveis no site do evento.

Uma das atividades é o curso intensivo Bean To Bar, na área de Formulação de Chocolate, programada para os dias 22, das 8h às 12h, e dia 23, das 8h às 11h30, ministrado por Luísa Abram, Chocolatier e Sócia do Chocolate Luísa Abram; Andal Balu e Mannarsamy Balasubramanian, Sócios da Cocoatown. As capacitações do Sebrae no Festival têm o objetivo de “estimular a independência do processo produtivo, já que, na maioria dos casos, esta produção é feita por terceiros e representa o maior valor na composição do custo do produto”, como destaca a gestora do projeto Cacau e Chocolate do Sebrae Ilhéus, Ana Carolina Menezes.

Para a empresária Cecília Gomes, da marca Amado Cacau, o Festival "é divisor de águas, pois nos traz uma visibilidade muito grande em todos os anos. Temos a oportunidade da venda direta e a possibilidade de ampliar o mercado para outro estado. E, mesmo após o festival, continuamos vendendo”, ressalta. Sobre os produtos que serão expostos, a empresária revelou que a novidade ficará por conta do lançamento de um chocolate com o teor de 72 % de cacau.

Entre os expositores é grande a expectativa de fechar ótimos negócios e expandir o mercado de produtos locais para outros lugares. O sócio proprietário da Sabor do Cacau, Carlos André Serrasandes, é presença confirmada no Festival, em stand montado com a parceria do Sebrae Bahia. “Também participaremos diretamente com o grupo Derivados de Cacau e Chocolate da Bahia (DECACHI), onde vamos apresentar uma nova linha de produtos, provenientes da amêndoa de cacau”, acrescentou.

De acordo com a coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueredo, o Festival do Chocolate é um evento estratégico para o setor de chocolate na região cacaueira, pois fomenta a produção de um produto competitivo diante dos concorrentes nacionais e de fora. “É fundamental a participação do Sebrae, apoiando em conteúdo de valor e agregando conhecimento aos profissionais da região”, concluiu.

Chocolat Bahia

Durante quatro dias, o Festival Internacional do Chocolate e Cacau reunirá mais de 30 marcas de chocolate e cerca de 80 expositores, além de promover debates sobre temas do setor, rodadas de negócios e palestras ministradas por especialistas internacionais. Para Marco Lessa, idealizador do projeto e organizador do evento, será “uma oportunidade para discutir a industrialização, a verticalização da produção e, consequentemente, a melhoria da qualidade das amêndoas de cacau selecionado e produto final elaborado”.

O Chocolat Bahia é uma iniciativa do Costa do Cacau Convention Bureau e Associação de Turismo de Ilhéus, realização da MVU Eventos, em parceria com o Governo do Estado da Bahia através das secretarias da Cultura, do Turismo, do Desenvolvimento Rural, de Agricultura, de Ciências Tecnologia e Informação, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Banco do Nordeste, Sebrae, Caixa Econômica Federal, entre outras instituições.