Festa junina dos Cras e Creas fortalece vínculos familiares e comunitários

Festa com a vertente social
Secom

O clima junino tomou conta dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) de Ilhéus.  Com objetivo de promover a integração dos usuários, trabalhar a autoestima e melhorar a qualidade de vida, a Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria de Desenvolvimento Social está realizando os “Arraiás Juninos” nos programas sociais.

A alegria tomou conta no “5º Forrobodó do Cras Olivença”, na praça principal do distrito, realizado em parceria com a Escola Nucleada de Olivença, através da secretaria de Educação (Seduc), no “Arraiá do Cras Vilela”, na Associação de Moradores do bairro e na sede do (Creas Paefi), ontem, 21.   

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre compareceu as festividades do Cras Vilela e destacou que ações desse tipo são importantes para fortalecer os vínculos familiares e da comunidade. “Estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos ilheenses. Temos que fortalecer os vínculos, a união, o bem-estar das pessoas”, ressaltou.    

Mais de 600 pessoas, entre idosos, adultos e crianças participaram dos  "Arraiás" que tiveram comidas típicas, concurso da Rainha, Rei e Princesa do Milho, casamento na roça, apresentações de quadrilhas juninas, distribuição de brindes, brincadeiras e muito forró. Nesta quinta-feira, 22, será a vez dos festejos do Cras Norte e Creas Medidas.  

A secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, destacou que mais uma vez a sua pasta cumpriu o seu papel de garantir os direitos sociais dos usuários. “Fico muito feliz com a participação da comunidade nas ações desenvolvidas pela nossa equipe, isso é a comprovação que nossos serviços estão sendo realizados com êxito", afirmou.

Serviços - O Centro de Assistência Social - CRAS é responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da proteção social básica do SUAS nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Com uma equipe multidisciplinar formada por coordenadores, assistentes sociais e psicólogos, a principal função é ofertar serviços e programas, garantido os direitos sociais dos usuários. Os Cras ofertam ainda palestras educacionais, informativas, cursos e oficinas profissionalizantes.

O Creas/Paefi oferece orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados.  Já o Creas Medidas Socioeducativas oferece proteção social aos adolescentes que cometeram ato de infração, de 12 a 18 anos incompletos, ou jovens de 18 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas.