Mascote será o próximo município contemplado pelo projeto FAEG-Sul Itinerante

Mascote
Arquivo

O município de Mascote receberá a projeto itinerante do Fórum de Agentes Empreendedores Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG-Sul), dia 08 de junho, das 9 às 16 horas, na Escola Manoel Santos Andrade, distrito de São João do Paraíso.  A programação inclui reunião aberta à comunidade, oficinas, exibição de vídeos, intervenções artísticas e palestra. As inscrições para as oficinas já estão abertas na Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Mascote e pela internet, através do link http://faegsul.com/oficinas/

Os eventos começam às 9 horas, com participações da comunidade, autoridades municipais e representantes das instituições apoiadoras do projeto, apresentações artísticas e exibição dos vídeos Cabeça de Robalo e Cocada de Mãe pra Filha, ambos retratando temas da culinária regional. O primeiro, resultado da Oficina de Audiovisual para Jovens no Colégio Modelo em Canavieiras e o segundo, parte do projeto Narrativas Artesanais, realizado pelo Coletivo Catarse de Comunicação, de Serra Grande.

Em seguida, às 10h30, acontece a palestra Patrimônio de Panela, sobre gastronomia e patrimônio imaterial, ministrada por Merice Rocha, especialista em gestão cultural, licenciada em Letras, tecnóloga em Gastronomia e proprietária da Terroir Cacau.

Após o almoço, serão realizadas a oficina de Literatura de Cordel, conduzida por Mestra Janete Lainha e roda de conversa sobre Cidadania Cultural, mediada por Lula Dantas. Entre outras atribuições, ela se destaca como presidente da Casa da Cultura Popular CASAR, em Ilhéus e cordelista com mais de 600 folhetos publicados e ele como coordenador do Ponto de Cultura Associação do Culto Afro Itabunense e presidente da Câmara Temática de Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna.

O projeto FAEG-Sul Itinerante contempla dez municípios do Território Litoral Sul e se estende até dezembro de 2017. As próximas cidades serão Almadina (13 de julho), São José da Vitória (10 de agosto), Maraú (14 de setembro), Pau Brasil (19 de outubro), Jussari (9 de novembro) e Itaju do Colônia (14 de dezembro). Já atendeu os municípios de Itapé, Santa Luzia e Itapitanga.

Conta com apoio financeiro do Governo do Estado, (Edital Nº 24/Territórios Culturais), por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Mascote, Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Proex/Uesc). 

O FAEG-SUL é um espaço para discussão de Políticas Públicas de Cultura, formado por instituições públicas e privadas, produtores e grupos independentes voltados às questões específicas de interesse do setor. Discute e age em torno das questões relativas à formação para as políticas e gestão cultural, qualificação de mão de obra técnica, financiamento, captação de recursos, trocas de experiências, trabalho em rede, parcerias e suporte às iniciativas artísticas e culturais do Território Litoral Sul.

Atua com apoio dos seus membros e das instituições Núcleo de Produções Artísticas (NúProArt), Rede de Museus e Pontos de Memórias do Litoral Sul e dos pontos de cultura Associação Culto Afro Itabunense (ACAI), Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos, Literatura de Cordel para Todos, Associação Comunidade Tia Marita, Associação Filtro dos Sonhos, Câmara Temática de Cultura do Território Litoral Sul, Centro de Cultura Adonias Filho, Associação Cultural Amigos do Teatro (ACATE); Terroir Cacau, Espaço Cultural IHASE e Fundação Canto das Artes.