Eleição das Câmaras Setoriais da Cultura será online

Eleição importante para a cultura
Reprodução

De 17 a 24 de maio próximos, o Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus vai eleger as suas Câmara Setoriais. O voto será online e poderá ser feito no endereço eletrônicowww.conselhodeculturadeilheus.blogspot.com. Poderão votar agentes culturais com atuação no município. “Os mais votados serão titulares e, os segundos colocados de cada Câmara, serão os suplentes”, explica o gestor de cultura, Pawlo Cidade.

Ilhéus possui dez câmaras da sociedade civil ligadas às  artes: teatro, música, dança, literatura, audiovisual, artes visuais,  cultura indígena, cultura afro, cultura popular e patrimônio cultural. Para ter direito a voto os candidatos devem residir em Ilhéus, serem reconhecidos pelos pares, ter três anos de atividades na área e concorrer a apenas uma Câmara.

“No entanto, os eleitores podem votar em até três câmaras, caso sejam da área”, afirma Pawlo. Por exemplo: uma pessoa ligada ao teatro e à literatura pode votar nestas duas câmaras.

"O conselho de Cultura é uma representação do governo com funções propositivas, normativas, consultivas e fiscalizadoras. A sociedade civil exerce papel estratégico na organização da Cultura. Afinal é a sociedade a mais interessada nas políticas públicas de Cultura", finaliza Pawlo Cidade.