Para Nazal, evento fortalece um novo ciclo econômico de Ilhéus

José Nazal na abertura do evento
Maurício Maron

“Um evento proveitoso e inovador”. Assim definiu o vice-prefeito de Ilhéus e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal, a realização da Nave de Inovação Bahia Sustentável (NIBS), evento tecnológico que acontece em Ilhéus, de 17 a 19, no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães e que conta com o apoio da Prefeitura. Ao participar da abertura do evento – que também marca a terceira edição do Google I/O Extened Ilhéus – Nazal disse que experiências e conhecimentos que serão adquiridos ao longo dos três dias de evento, trazem para os jovens formas eficientes de utilizar as tecnologias e permitem a continuidade de um novo ciclo econômico, social e sustentável para Ilhéus. Nesta solenidade, Nazal representou o prefeito Mário Alexandre, que se encontra em Brasília.

O NIBS promove palestras na área de ciência, informação e tecnologia, com transmissões ao vivo, debates, compartilhamento e desenvolvimento de conteúdo, empreendedorismo social e disputas de games, destacando as novas tendências do mercado de tecnologia digital.  Também presente à solenidade de abertura, José Vivaldo Mendonça, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia ressaltou a importância das novidades em tecnologia para o cultivo de cacau e produção de chocolate. “Ilhéus sedia um novo momento, unindo o governo, a academia e a sociedade para geração de desenvolvimento local”, afirmou.

A cerimônia de abertura também contou com a participação de Claudiana Figueiredo, coordenadora regional do Sebrae; Maria do Socorro Mendonça, presidente do Instituto Nossa Ilhéus; Alessandro Santana, professor e representante da Universidade Estadual de Santa Cruz; Marco Lessa, diretor da MVU Eventos e Lúcio Gomes, diretor-geral do Detran na Bahia.

No grupo de palestrantes, o evento traz nomes de peso, a exemplo do presidente da Fundação Campus Party, Francesco Farruggia; o ativista da política hacker, Pedro Markun; o membro da ESL Brasil - maior equipe de eSports do país - Bernardo Mendes; e o CEO e fundador do ezPark, Luiz Candreva.