Lideranças do Sul da Bahia debateram desenvolvimento da região

Adhvan Furtado
Maurício Maron

Até esta terça-feira, 16, representantes do poder público, privado e do terceiro setor do Território Litoral Sul estiveram reunidos em Ilhéus, dialogando sobre as principais estratégias para transformar a realidade da região. A iniciativa parte do Programa de Liderança para o Desenvolvimento Regional – Líder, que tem o objetivo de construir e implementar um plano a partir de um ambiente de governança.

Durante a segunda-feira, 15, gestores municipais, empresários e profissionais que atuam no terceiro setor participaram de dinâmicas e foram orientados sobre o papel das lideranças para o desenvolvimento regional. A ideia, segundo o superintendente do Sebrae Bahia, Adhvan Furtado, é “fomentar a integração, além das instituições, mas entre pessoas, que são protagonistas da região, para a criação de um plano transformador”.

Ao longo de oito meses, as lideranças vão se reunir mensalmente para construir uma proposta de desenvolvimento para ser executada e transformada em realidade. De acordo com o analista técnico da Unidade de Políticas Públicas de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Robson Schmidt, “juntos, os três setores irão chegar a um consenso sobre as prioridades para a região nos próximos anos e construir um projeto a médio e longo prazo”. 

Expectativas - A proposta foi bem recepcionada pelo público-alvo do programa Líder, tendo em vista que a criação de uma agenda de desenvolvimento estará fundamentada nas realidades em comuns dos municípios. “Nós temos potencial ecológico, do patrimônio artístico e cultural, entre outros. O que precisamos é organizar essas ideias para que a região possa voltar a desenvolver”, declarou o prefeito de Itacaré e presidente da Associação de Municípios da Região Cacaueira, Antônio de Anísio.

Para o vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, a expectativa é “conseguir um espaço de diálogo entre os municípios, encontrar caminhos para as demandas que estão sendo implantadas na região, e fazer com que isso ultrapasse o tempo de governo municipal”. Já o empresário Ronaldo Abude destacou a importância de sair do encontro “com objetivos claros e deliberações para que possamos implementar projetos que de fato tragam desenvolvimento para a região”.