FAEG-Sul Itinerante de Itapitanga fortalece políticas públicas de cultura

FAEG-Sul Itapitanga
Ascom/Alex Freire

Gestão cultural, captação e uso de recursos foram os destaques durante o projeto itinerante do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG-Sul) em Itapitanga, no último dia 11. A programação incluiu palestras e oficinas, intercaladas com apresentações artísticas da comunidade e participação de autoridades municipais, realizadas na Câmara de Vereadores e Clube Social.

O workshop sobre o Edital de Ações Continuadas da Secult-BA ministrado pela representante da Superintendência de Promoção da Cultura do Governo da Bahia, Fernanda Ellen, permitiu esclarecer dúvidas sobre a participação de instituições e agentes culturais nos editais de financiamento. O maestro Letto Nicolau coordenou oficina sobre teoria musical e a oficina sobre gestão cultural foi ministrada pela especialista Bruna Setenta.

Presentes os secretários municipais Zilmero Sobral (Administração), Cláudia Correia (Educação, Esporte e Cultura) e o diretor do Departamento de Cultura, Alcimar Santos, que recepcionaram os visitantes em nome do prefeito Dernival Dias Ferreira. O plenário de Câmara de Vereadores foi transformado em palco para apresentações do músico Maurício Bass, grupos de Capoeira Humaitá e de Dança 3G e palestras dos presidente e vice-presidente do FAEG, Victor Aziz e Maria Áurea de Souza sobre as ações e desafios do fórum e a programação da 15º Semana de Museus, que acontece em todo o Brasil, de 15 a 21 de maio.

Também marcaram presença no evento o artista plástico Léo Artes, a dupla Nil Sanfoneiro e Arleandro, estudantes e professores do Colégio Estadual Alcides David e diversos representantes culturais: Claudeano Cerqueira (Associação de Músicos de Coaraci), Célia Vaz (Coletivo de Matriz Africana), Amorim Cruz (secretário de Cultura de Canavieiras), Elizabete Batista (diretora de Cultura de Coaraci), Rogério Silva (diretor de Cultura de Almadina) e Luciano Coelho (secretário de Cultura de Ubaitaba). Egnaldo França, membro do Coletivo Entidades Negras do Sul da Bahia, lançou a campanha “Queremos Ouro Negro Território Litoral Sul”, defendendo a descentralização das verbas do edital de fomento às entidades deste setor.

O projeto FAEG-Sul Itinerante inclui dez municípios do Território Litoral Sul. Já atendeu Itapé, Santa Luzia e Itapitanga. As próximas cidades contempladas serão Mascote (8 de junho), Almadina (13 de julho), São José da Vitória (10 de agosto), Maraú (14 de setembro), Pau Brasil (19 de outubro), Jussari (9 de novembro) e Itaju do Colônia (14 de dezembro).

Conta com apoio financeiro do Governo do Estado, (Edital Nº 24/Territórios Culturais), por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Diretoria de Cultura, Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Proex/Uesc).