Empresários de panificação em Itabuna recebem orientações de especialistas

Delícias da panificação foram expostas no evento
Maurício Maron

Os profissionais que atuam no setor de panificação e massas de Itabuna e região recebera orientações sobre como melhorar o resultado dos seus negócios nesta quarta-feira, 20, durante o Encontro com o Especialista, ação do Sebrae Conecta. O evento contou com as parcerias do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria - ITPC, Adinor e Fieb.

A gestora de uma panificadora no município de Coaraci, Daniela Bonfim dos Santos, levou seis funcionários ao encontro, que, segundo ela, foi uma grande oportunidade para aprender novas técnicas para inovar o negócio. “É sempre bom buscar conhecimento para melhorar o nosso comércio”, relatou Daniela, que já participou de outras capacitações do Sebrae.

Os participantes receberam também informações sobre o Sebrae Mede, uma solução de consultoria que leva em conta a especificidade do segmento atendido, com o objetivo central de melhorar os resultados do negócio. Para alcançar esse fim, o consultor do Sebrae, Danilo Hoth, explicou que “ao aderir a consultoria, é realizado um diagnóstico, um plano de melhoria, para em seguida, implementar ações específicas”.

Ao investir em procedimentos que têm como foco o resultado e o aumento da competitividade, o vice-presidente do ITPC, Emerson Amaral, acredita no ganho de produtividade, no controle da produção e nas rotinas operacionais do empreendimento. “Ao munir o empresário de informações específicas do seu negócio, será mais fácil para ele tomar decisões estratégicas”, explicou.

Amaral falou ainda sobre as tendências do segmento, com o foco em produtos que podem ser customizados para o cliente, a chamada “goumertização”. Ainda destacou o aumento do número de opções de consumo, com os chamados foods trucks, que, segundo ele, “faz com que o empresário tradicional tenha ações incisivas para manter o seu negócio”.

Sebrae Conecta

Com uma proposta inovadora e diferenciada, a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, revelou que o Conecta tem investido em informações atualizadas para os segmentos, com a participação de especialistas da área. “O conhecimento vai assegurar a permanência do empreendimento a longo prazo”, concluiu.