Disponibilizada mais uma sala de vacinação contra febre amarela

Mais pontos de vacina
Secom

O Posto de Saúde Almiro Vinhaes, no bairro Princesa Isabel, em Ilhéus, reabriu a sala de vacinação. Segundo a secretaria municipal de Saúde, no local já estão sendo disponibilizadas doses de vacina contra a febre amarela. Assim, aumentou para 12 o número de postos de saúde na cidade que integra o serviço gratuito de imunização.

De acordo com a superintendente Técnica e de Planejamento da Secretaria de Saúde, Sonilda Mello, para organizar a procura o atendimento vem sendo realizado através da distribuição de senhas, pela manhã e à tarde. A ampliação do número de postos credenciados para a vacinação deve-se, segundo Sonilda, ao objetivo do governo municipal em atender um maior número de pessoas nas proximidades dos seus domicílios.

Crianças são prioridadePor determinação da secretaria estadual de Saúde, a prioridade de vacinação contra febre amarela é para crianças a partir de 9 meses de idade e pessoas que estiverem em viagem às cidades eou capitais que se encontram alertas contra a doença. No caso dos viajantes é preciso, entretanto, fazer a apresentação do bilhete de passagem. Sonilda faz um outro alerta: para quem vai viajar, a vacina deve ser aplicada dez dias antes de qualquer deslocamento para áreas de risco, seja no Brasil ou no exterior.

Desde a última segunda-feira, 10, o Ministério da Saúde adotou a aplicação de uma única dose nos grupos de pessoas já pré-determinadas, com durabilidade para a vida toda. Ficou comprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que uma única dose é suficiente para assegurar a imunização. Em Ilhéus, ações preventivas estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura e por técnicos da Secretaria de Saúde no intuito de tranquilizar a população.