Sebrae lança Programa Líder em Ilhéus

Adhvan Furtado no lançamento em Ilhéus
Maurício Maron

O Sul da Bahia é a primeira região a ser contemplada com o programa, que será inicialmente desenvolvido nas cidades de Itabuna, Ilhéus, Uruçuca, Itacaré, Una e Canavieiras, tendo em vista as características em comuns e um modelo econômico similar. A partir desse resultado, a ideia é ampliar a proposta para as demais cidades da região.

O superintendente do Sebrae Bahia, Adhvan Furtado, explicou que se trata de uma ação de integração de todos que se preocupam com o desenvolvimento da região. “É uma construção coletiva, na qual cada um possa desenvolver uma agenda única e integrada do território. Para isso, é fundamental o envolvimento e a participação de todos”.

Durante oito encontros, as lideranças vão se reunir para traçar estratégias, visando à construção de um Plano de Desenvolvimento em sinergia com as políticas de Estado e do Governo Federal. Para o prefeito de Itacaré e presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc, Antônio de Anísio, a região possui diversas vocações que precisam ser exploradas, como é o caso do turismo. "Em Itacaré, por exemplo, estamos buscando inovar o setor para aumentar a permanência do turista em nossa cidade".

Ao pensar estrategicamente o desenvolvimento sustentável da região, o programa busca convergir interesses de todos nas prioridades identificadas nessas localidades. Dessa forma, o prefeito de Una, Tiago Birschener destacou a importância do programa como mecanismo importante para o fortalecimento das políticas sociais nos municípios. “Acredito que devemos investir na valorização das pessoas em nossa comunidade”.

O programa é uma iniciativa do Sebrae e da Frente Nacional dos Prefeitos, em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios e a Associação Brasileira dos Municípios. Na região, o Instituto Arapyaú apoia a iniciativa que já foi implantada nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.