Encontro aponta tendências para o setor de alimentação fora do lar

Especialista em empreendimentos gastronômicos, Enio Valli palestrou para o público regional
Maurício Maron

As tendências e perspectivas para o setor de alimentação fora do lar foram temas da abertura do encontro entre empresários do Sul da Bahia e o especialista em empreendimentos gastronômicos, Enio Valli, nesta segunda-feira, 20, em Itabuna. Durante o evento, que integra o Sebrae Conecta, o especialista fez uma contextualização da economia nacional, com as tendências do setor e destacou a expectativa de empresários do setor para este ano.

De acordo com Enio, é visível o crescimento do setor de alimentação natural, em contrapartida ao aumento da produção de fast food. Ele ressaltou ainda a importância de os empresários buscarem a qualificação, as ferramentas de gestão e o posicionamento no mercado, através de estratégias específicas para cada um. “É preciso pensar o negócio antes mesmo de constituí-lo: quem é o público alvo? Para quem está trabalhando? Qual o produto? Tem mercado para esse produto?”, pontuou.

O dono da Guila Gula, em Itabuna, Ricardo Berger de Macedo, que antes era vendedor de automóvel, apostou no comércio de alimentos, e, segundo ele, vem dando certo há oito meses. “A capacitação foi uma oportunidade para conhecer e implementar as ferramentas certas para a gestão do seu negócio”, relatou Berger, que trabalha com com delivery de hambúrguer gourmet e yakisoba.

Representantes de bares, restaurantes e lanchonetes também estiveram presentes no encontro, que segundo o gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, tem o objetivo de conectar os empresários em prol do desenvolvimento do segmentos. “A ideia é ‘plantar uma semente’ para aumentar o relacionamento dos empresários com o Sebrae”.

Varejo de alimentos - Ainda na programação do Sebrae Conecta, os profissionais do segmento de minimercados terão a oportunidade de se capacitarem nesta terça-feira, 21, às 19h, com uma palestra sobre “Execução do Ponto de Venda”. Já no dia 22, às 8h, a palestra “Atendimento ao cliente para minimercados” é voltada a colaboradores desses empreendimentos.