Ex-secretário de Jabes desmente atual secretária de Educação

Escola Municipal do Salobrinho
Arquivo/Secom/Alfredo Filho

Ontem, durante um diálogo entre a secretária municipal de Educação, Eliane Oliveira, com os comunicadores Maurício Maron e Vila Nova, respectivamente do Jornal Bahia Online e de O Tabuleiro, ela acusou o governo anterior de não ter executado "dentro dos padrões corretos", alguns serviços na recém-inaugurada Escola Municipal do Salobrinho.

A escola, com pouquíssimo tempo de construída, está sem funcionar e sem atender a demanda da rede municipal de ensino. De acordo com a secretária, a escola está sem energia por que vinha funcionando com o sistema até então implementado pela empresa responsável pela obra. Com o cancelamento da conta, após a entrega da obra, o município não pôde solicitar uma nova ligação por que a estrutura do sistema estaria fora dos padrões exigidos pela Coelba.

A resposta - Ex-secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito de Ilhéus, Derneval Furtunato, divulgou uma nota pública em que desmente a secretária atual de Educação. "A escola citada foi inaugurada em perfeitas condições de funcionamento, em 23 de dezembro de 2016, pelo ex-prefeito Jabes Ribeiro, com mais de 3.000m² de construção, capacidade para atender até 780 alunos em dois turnos (matutino e vespertino) e 390 alunos em período integral", informou.

O ex-seretário rechaçou a informação de que as pendências aparentes se encontram incoerentes com o contrato, fora do padrão técnico da obra, pois, segundo informou, a obra foi realizada dentro dos padrões técnicos constantes do projeto estrutural e arquitetônico, e fiscalizada por técnicos da Prefeitura Municipal de Ilhéus.

Veja a nota completa divulgada pelo ex-secretário através do Partido Progressista (PP), sigla do ex-prefeito Jabes Ribeiro.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação a matéria divulgada pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, no dia 14 de março de 2017, com o título “Prefeitura esclarece situação da Escola Municipal do Salobrinho, em Ilhéus”, o ex-Secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Derneval Gomes Furtunato, no dever de esclarecer a verdade dos fatos, vem a público manifestar o seguinte:

  1. A escola citada foi inaugurada em perfeitas condições de funcionamento, em 23 de dezembro de 2016, pelo ex-prefeito Jabes Ribeiro, com mais de 3.000m² de construção, capacidade para atender até 780 alunos em dois turnos (matutino e vespertino) e 390 alunos em período integral;

  1. A obra foi realizada pela empresa Itacaré Construções Ltda, que tem a obrigação de corrigir eventuais ajustes e reparos da obra, conforme contrato;

  1. Causa estranheza atribuir o não funcionamento da escola à “falta de ajustes e reparos para o pleno funcionamento do estabelecimento de ensino”, quando a divulgação da imprensa abordou que a escola não estava funcionando por corte da iluminação e falta de servidores;

  1. Rechaço a informação de que “as pendências aparentes se encontram incoerentes com o contrato, fora do padrão técnico da obra”, pois, a obra foi realizada dentro dos padrões técnicos constantes do projeto estrutural e arquitetônico, e fiscalizada por técnicos da Prefeitura Municipal de Ilhéus.

Ilhéus, 15 de março de 2017.