Prefeitos baianos vão a Santa Catarina conhecer boas práticas de gestão pública

Chapecó é um dos exemplos a ser visitado
Google

Boas práticas de gestão pública, soluções inovadoras e desenvolvimento territorial serão os combustíveis da Missão dos Prefeitos do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriça, que ocorrerá nos dias 20 e 21 de fevereiro, para o Oeste de Santa Catarina. Organizada pelo Sebrae, a ação levará 20 prefeitos para conhecerem quatro municípios catarinenses que se destacam pela estrutura e funcionamento da administração.

O objetivo da missão com os gestores públicos eleitos e reeleitos em 2017 é proporcionar vivência em municípios que investiram em inovação e conseguiram colher resultados como o desenvolvimento da população e da economia local. O foco é apresentar as ações que foram implantadas, voltadas para os pequenos negócios, e orientar como elas podem ser incorporadas na Bahia.

Um dos integrantes da Missão, o prefeito reeleito de Igrapiuna, Leonarno Ramos, conta que há uma expectativa grande para a iniciativa. "Acredito que vamos retornar da missão com ideias e experiências que contribuirão não só para os municípios, mas para a região como um todo. É mais importante pensar estratégias coletivas do que individuais. Agradecemos ao Sebrae pela oportunidade", ressalta.

Na programação, os gestores vão conhecer as parcerias entre os municípios catarinenses, como Chapecó, Pinhalzinho e Itapiranga, e participarão de atividades de visitas aos Consórcios Intermunicipais de Saúde, Educação e Compras Públicas e ao Consórcio Internacional de Desenvolvimento Urbano do Oeste Catarinense, Argentina e Paraguai, além de conhecerem os trabalhos associativos que geram dinâmica econômica na região.

A região que será visitada pelos prefeitos passou a ser referência em boa administração por promover ações colaborativas através de consórcios intermunicipais, de forma que os municípios passaram a firmar parcerias entre si para dividir custos e, com isso, conseguir melhorar a qualidade dos serviços de saúde, infraestrutura e segurança alimentar. O planejamento estratégico para compartilhar ideias e processos atraíram investimentos e fortaleceram o empreendedorismo local.

Segundo o gerente da Regional do Sebrae de Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, a região do oeste catarinense é uma das mais desenvolvidas do país, apesar de ser mais isolada e com grande presença de imigrantes. “Esse público percebeu que uma forma de se desenvolver era a cooperação entre as cidades e, assim, eles cresceram, inovaram tecnologicamente, fortaleceram e tornaram as cidades extremamente produtivas”, declarou. A visita vai permitir ainda que os prefeitos baianos percebam a importância do planejamento e da evolução coletiva.