Um caos que poderia ser evitado

Impossível trafegar pelo centro
Maurício Maron

O fechamento desde as primeiras horas de hoje dos acessos à avenida Soares Lopes, palco do carnaval que começa agora à noite, pode ter sido importante para a estratégia da segurança pública e, até, para que os últimos retoques possam ser dados em todo o trajeto da folia. Mas, convenhamos: faltou combinar com os agentes de trânsito.

Hoje, por volta do meio-dia, o caos estabelecido no centro de Ilhéus só tinha fim no semáforo da praça Cairu, após uma exaustiva espera nas imediações da paraça Dois de Julho. O carnaval acontece. Mas sinônimo de organização e planejamento é a cidade não parar. O Jornal Bahia Online não registrou a presença de um agente sequer, por todo o trajeto, tentando resolver a situação.

Ademais, agentes de trânsito nas ruas não servem apenas para punir. Eles devem atuar na organização da mobilidade urbana, oferecendo condições para que o trânsito flua mesmo em áreas de festas. Em Ilhéus, os agentes aparecem em grande quantidade nas blitzen cuja missão é sempre gerar multas e apreensões. E somem diante da necessidade de ajudar ao cidadão/motorista.

É preciso que a Secretaria de Trânsito estenda suas ações, ultrapassando aos limites das multas, atuando com disciplina quando a cidade mais precisa dela.