Inova Sul Bahia discutiu a importância de transformar dados em conhecimento

O DataViva é uma plataforma aberta de pesquisa
Ascom/Jonildo Glória

O NIT/UESC (Núcleo de Inovação Tecnológica)da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), realizou o primeiro Encontro Inova Sul Bahia. O evento foi realizado na sede da Incubadora de Base Tecnológica de Ilhéus(BA), pela manha e a tarde no DCET, na UESC, com a participação de empresários, gestores públicos, pesquisadores, profissionais de educação, empreendedores e estudantes com o apoio do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CEPEDI) e da Prefeitura de Ilhéus.

O encontro inaugurou uma série de eventos a fim de debater estratégias de desenvolvimento regional, oportunidades de negócios e impulsionar a inovação tecnológica na região Sul da Bahia.  Neste Inova Sul da Bahia foi apresentada a palestra “Uso do Big Data para construção de cidades inteligentes”  ministrada por Elton Freitas, doutorando em Economia no CEDEPLAR/UFMG e Empreendedor Público do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas Gerais.

O DataViva é uma plataforma aberta de pesquisa, que permite ao usuário acessar mais de 1 bilhão de visualizações com dados socioeconômicos dos mais de 5 mil municípios brasileiros. A  iniciativa do Governo de Minas Gerais e da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), oferece ao usuário uma experiência dinâmica de acesso a um grande conjunto de dados públicos. Totalmente desenvolvido em software livre e aberto ao acesso de todos, o DataViva foi criado com o objetivo de contribuir para a implementação de políticas públicas, investimentos públicos e privados, bem como para a realização de estudos acadêmicos.

Um dos pilares de concepção do DataViva é a tecnologia do BigData, técnica de geração de conhecimento e inteligência a partir do processamento de um grande volume de dados. Baseado em referências internacionais, o projeto disponibiliza, na versão atual, dados nacionais dos últimos dez anos, referentes à economia, educação, indústria, mercado profissional, entre outras categorias, visualizadas por localidade. Ao proporcionar o acesso livre e gratuito a essas informações, o DataViva disponibiliza um conhecimento mais detalhado da economia brasileira, gerando insumos para o planejamento e a tomada de decisão por parte de empresários, estudantes, investidores e profissionais de qualquer setor econômico e a partir de qualquer lugar do mundo.

O debate foi mediado pelo Superintendente de Desenvolvimento Cientifico da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação da Bahia, Gesil Amarante Sampaio Segundo,  com a presença do vice-prefeito e secretario de Planejamento da Prefeitura de Ilhéus José Nazal, presidente do Sindicato das Industrias de Informática, Gentil Pires, diretores do Cepedi, representantes do Instituto Nossa Ilhéus, do secretario de Indústria e Comercio da Prefeitura, Paulo Sérgio dos Santos, empresários, professores,pesquisadores e estudantes da UESC.