Mutirão combate o Aedes Aegypti

Intensificação do combate
Ascom/Wagnevilton Ferreira

A equipe de agentes de combate a endemias da Secretaria da Saúde de Canavieiras promoveu nesta quarta-feira (14) um mutirão de limpeza no bairro da Birindiba, para a limpeza e eliminação de pontos propícios para o surgimento de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika virus.

Segundo o supervisor geral dos agentes, Paulo Cattai, a ação ocorreu após uma reunião realizada no Centro Esportivo Julia Thomson, da qual participaram técnicos da Saúde, inclusive membros da próxima gestão. “Ficou decidido que o bairro da Birindiba, por ser o que possui o maior índice de infestação do município, seria o primeiro a receber o mutirão. São cerca de 920 imóveis, dos quais visitamos pelo menos 80 %”, explicou o agente.

Explica Paulo Cattai, no bairro da Birindiba, os dados referentes ao quinto ciclo realizado foram alarmantes. “Os índices de Breteau (IB) e de Infestação Predial (IIP) foram de 8,5 e 9,5 por cento, considerado de alto risco para uma epidemia. O IIP é quantidade de imóveis onde se encontram as larvas do mosquito. Já o índice de Breteau, é a quantidade de depósitos onde se encontram as larvas.”.

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 1 e 3,9 representa situação de alerta, enquanto o superior a 4 indica o risco de surto. “No mutirão, encontramos uma grande quantidade de criadouros, que recolhemos com sacos de lixo. Na parte que trabalhei, me deparei com focos do mosquito transmissor das arboviroses”, acrescentou o agente.

Para o agente de combate a endemias, nessa época do ano o cuidado precisa ser redobrado. “Pesquisas já demonstraram que as epidemias das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, serão ainda maiores neste veráo, que foram na última temporada. A preocupação maior é com vírus chikungunya. Nesta quinta-feira, concluímos o trabalho na Birindiba e partimos, em seguida, para o bairro vizinho, o Antônio Osório, onde, naturalmente, o risco de infestação também é alto”, concluiu o agente.

pompy wtryskowe|cheap huarache shoes| bombas inyeccion|cheap jordans|cheap air max| cheap sneaker cheap nfl jerseys|cheap air jordanscheap jordan shoes