Projeto da FMT beneficia empresas e capacita merendeiras

Professores Lucas e Ana Paula, de Microbiologia de Alimentos
Ascom/Jonildo Glória

O Projeto de Pesquisa e Extensão de Analise Microbiológico de Alimentos para o Consumo Humano, coordenado pelo professor/Mestre Lucas Ribeiro Carvalho, do Curso de Biomedicina da Faculdade Madre Thaís (FMT), promoveu o Curso de Capacitação para Manipuladores de Alimentos, voltado para merendeiras da Secretaria de Educação de Ilhéus. 

O objetivo foi educar e sensibilizar as merendeiras do município de Ilhéus sobre os cuidados na elaboração e conservação dos alimentos manipulados. O projeto conta com a participação dos discentes do Curso que realizam o Estágio Supervisionado em Microbiologia de Alimentos pela IES 

De acordo com a professora/mestra Ana Paula Adry, coordenadora do Curso de Biomedicina da FMT, foi explanado às merendeiras que lidam direta ou indiretamente com alimentos em geral, a relação microrganismos-alimentos e algumas doenças, apresentar aspectos físico-químicos de tecnologia de alimentos, discutir questões vinculadas à higiene dos alimentos, nos aspectos relevantes da microbiologia de alimentos. Além destes, promover o intercâmbio de informações entre estudantes acadêmicos e a sociedade, bem como, divulgar por meio de palestras e experimentos práticos os temas científicos relacionados à área.

O Projeto do curso de bacharelado em Biomedicina da FMT, oferece a prestação de serviço na área de análises microbiológicas de alimentos para consumo humano. Além da Secretaria Municipal de Educação a Faculdade procurou empresas produtoras de alimentos, que desejassem celebrar acordo de cooperação para análise microbiológica de alimentos, como parte das atividades desenvolvidas no estágio supervisionado II.

A empresa se compromete em fornecer, para os acadêmicos, amostras dos alimentos produzidos por ela. Os estudantes analisam-nas bem como o ambiente, equipamentos utilizados na produção dos alimentos e além de outras amostras especificas. Os Acadêmicos, além de estarem subordinados às normas da empresa concedente, não podem divulgar quaisquer informações, dados ou trabalhos reservados ou confidenciais, dos quais tiverem conhecimento durante a realização da análise. Só a Faculdade, através do professor orientador, pode fornecer laudos assinados das análises, bem como as recomendações necessárias para a melhoria dos serviços, sem custo para a empresa concedente.

O Projeto não termina ai. A grande vantagem para as empresas e para sociedade é que a FMT, oferece treinamento para grupo envolvido e dá os certificados. Diversas empresas já participaram do Projeto. Para o professor Lucas Carvalho, “os empresários de Ilhéus terão, sem custos, uma equipe de biólogos verificando e corrigindo os problemas, por ventura existentes, e os seus funcionários capacitados, igualmente sem custo”

A coordenadora do curso de Biomedicina da Faculdade, Ana Paula Adry, vê no serviço um diferencial da Faculdade para os discentes do Curso, para a população e para as empresas, garantindo que os alimentos, por elas produzidos, tenham maior qualidade. "O curso de Biomedicina está voltado para à qualidade de vida e à saúde da comunidade com ações acadêmicas focadas nos cuidados e vigilância em defesa do bem-estar da população. O nosso Laboratório de microbiologia foi equipado para desenvolver essas atividades, cujos resultados levarão a um beneficio mútuo para os acadêmicos e para a população em geral," frisa a professora Ana Paula.