Diretora de fábrica em Ilhéus ganha prêmio nacional de empreendedorismo

Empresária na sede da empresa, na rodovia Ilhéus-Itabuna
Maurício Maron

A sócia fundadora da Avatim, Mônica Burgos, é consagrada como Grande Vencedora do Prêmio Grandes Mulheres, promovido por Pequenas Empresas & Grandes Negócios em parceria com o Facebook. Foram mais de 400 indicadas de 20 estados do país. A cerimônia de premiação aconteceu ontem (21), no espaço Cantaloup Next Door, em São Paulo. Além do grande prêmio, Mônica também levou o primeiro lugar na categoria #ElaFazHistória.

O objetivo da premiação é reconhecer o talento de empreendedoras por todo o Brasil. "Queremos dar visibilidade as histórias das mulheres para que elas sejam vistas também como as mentes brilhantes por trás desses negócios", afirma Sandra Boccia, diretora de redação de Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Ex-advogada, Mônica iniciou a jornada no mercado da perfumaria vendendo aromatizantes de ambientes artesanais de porta em porta. Hoje, com o sócio Cesar Fávero, dirige a Avatim, empresa de cosméticos e higiene pessoal em que já possui mais de 90 lojas em 20 estados brasileiros e cerca de 1.000 revendedores porta a porta e distribuidores em todo o país. “Dois prêmios, duas grandes emoções. Obrigada à Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Facebook e Instagram pelo reconhecimento de uma história construída com puro amor, vontade de vencer e de se superar. Agradeço aos meus filhos pela força que eles me proporcionam todos os dias e pelo aprendizado constante”, resume a fundadora da marca.

Em março deste ano, Mônica foi destaque na reportagem “10 grandes histórias de mulheres empreendedoras”, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. No ano passado, a Avatim recebeu o prêmio de LIDE de Empresa Empreendedora do Ano, pelo Grupo de Líderes Empresariais e também foi finalista do Prêmio EY, na categoria Emerging.

Com fábrica em Ilhéus, no Sul da Bahia, há 14 anos a Avatim – cujo nome significa cheiros da terra, em tupi-guarani – busca inspiração nos aromas da biodiversidade brasileira para desenvolver os mais de 380 produtos de seu portfólio. Pioneira no mercado de aromatização de ambientes, a Avatim também desenvolve fragrâncias exclusivas para outras empresas. É responsável pelos cheiros únicos que exalam, por exemplo, no Hotel Copacabana Palace, no Rio, grife Ellus do Brasil e Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A marca ainda combina suas essências com um grande leque de produtos para cuidados pessoais e com a casa voltados para o bem-estar, como hidratantes, esfoliantes, sabonetes, colônias, difusores, perfumes para interiores, entre outros.