Projeto de Extensão da FMT beneficia estudantes e comunidade

Sede da FMT
Ascom/Jonildo Glória

Com uma nova abordagem da fisioterapia ocular, o projeto de extensão PRODEVI (Programa de Reabilitação e Orientação Para Deficientes Visuais), da Faculdade Madre Thaís este ano teve suas ações no Hospital de Olhos Elclin, onde os bolsistas atenderam um maior público de deficientes visuais e usuários do serviço de oftalmologia de forma preventiva e reabilitadora no município de Ilhéus. 

Junto ao coordenador do projeto, Professor Renato Gonzaga, os bolsistas desenvolveram atividades avaliativas das funções oculomotoras, utilizando recursos tecnológicos, realizaram possibilidades diagnósticas, elaboraram planos terapêuticos e pesquisas científicas na área.

Os pacientes com deficiência visual foram beneficiados quanto a um melhor desempenho para a locomoção e outras atividades da vida diária. Já outros, com problemas de Estrabismo, apresentaram melhoras no âmbito da estética e da funcionalidade, sobretudo, na leitura e no aprendizado. 

Dentre as atividades acadêmicas, os integrantes do PRODEVI (discentes do Curso de Fisioterapia) promoveram um curso de capacitação “Semiologia Oculomotora: a influência do captor ocular no controle postural”, oportunizando conhecimentos na área para outros discentes da FMT, incluindo também, outras instituições. 

"Esse curso proporcionou treinamento para os bolsistas de modo que em 2017 realizem intervenções da fisioterapia oftalmológica junto aos estudantes de escolas da rede pública municipal," frisa o professor Renato Gonzaga.

Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia Karla Gresik, “o projeto se constitui uma oportunidade para os estudantes aperfeiçoarem habilidades da prática clínica, além disso, consolida o compromisso social da FMT para com a comunidade”.

Novo número para o Vestibular - Fisioterapia é um dos cursos com vagas disponibilizadas pela FMT para o Vestibular 2017.1 com turmas matutinas e noturnas. Nesse sentido a Faculdade colocou a disposição dos candidatos um numero de telefone fixo (73-3231-1487), para informação exclusiva sobre o vestibular 2017.1.

Os interessados podem optar, também, pelos cursos de Administração Biomedicina, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Gestão em RH,  Logística e Serviço Social. 

Além da sede da Faculdade, na Avenida Itabuna, 1.491, Gabriela Center, em Ilhéus, as inscrições podem ser feitas com os agentes credenciados pela FMT e no Shopping It’art,no Calçadão D. Pedro II, Centro. A inscrição on-line através do site: www.faculdademadrethais.com.br. Para os candidatos que optarem pela utilização do ENEM, a inscrição será até o dia 24 de novembro, mediante apresentação do Boletim, constando nota e número de inscrição no ENEM. Estão sendo disponibilizadas vagas para todos os cursos nos turnos matutino e noturno.