Simpósio de Internacionalização da UESC começa nesta terça

Campus da Uesc, na rodovia Ilhéus-Itabuna
José Nazal

O Simpósio de Internacionalização da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), será realizado terça(22), quarta(23) e quinta-feira(24). O objetivo é analisar a integração da dimensão internacional no ensino, na pesquisa e na extensão, visando melhoria de qualidade e contribuição relevante à sociedade.

O Simpósio, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), será aberto às 8h30min, no auditório Jorge Amado, com a palestra "Cenário político e econômico: desafios e oportunidades para a UESC" apresentada pela professora/Dr.a Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, reitora da Universidade; vice-presidente da ABRUEM; membro da Diretoria do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.

O evento prossegue até o dia 24 com a participação dos professores/Drs. Fabienne Florence Lucienne Micheli Doutora em Fisiologia Celular e Molecular das Plantas pela Université Paris 6-Pierre et Marie Curie (França, 2000);  do vice-cônsul de Angola, no Rio de Janeiro, Garcia Bessa Soares;  José Celso Freire Junior, Doutor em Informatique na Université Grenoble I (Scientifique et Medicale - Joseph Fourier, França 1997).

A professora/Drª Josefa Sônia Pereira da Fonseca, titular da disciplina de Organização e Gestão Escolar no Mestrado em Formação de Professores da Educação Básica no Departamento de Ciências da Educação da UESC, membro da Diretoria da Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. Consultora Pedagógica da Faculdade São Luís de França, participa do Simpósio..

 O assessor de relações internacionais da UESC, Ronan Xavier Corrêa, professor Pleno da UESC, aborda "A introdução de componentes internacionais no ensino e na extensão: estruturação do setor de internacionalização, normatização de componentes internacionais e novos e velhos desafios!" A programação inclui mesa redonda, apresentações orais, relatos de experiências acadêmicas e científicas internacionais, vivenciadas por estudantes e professores.