Feirantes são beneficiados com 80 novas barracas

Padronização dá outro aspecto à feirinha
Secom/Pedro Augusto

Com a entrega de 16 barracas padronizadas em aço-zincado com base de polietileno e encaixes de tubos de metalon aos feirantes do bairro São Caetano, na quinta-feira, dia 17, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), executou mais uma etapa da padronização e melhoria das condições de higiene das feiras livres. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo da Bahia. 

 A ação é parte da execução de um convênio do projeto Bahia Produtiva que visa atender os feirantes que possuem ou não barracas fora dos padrões de segurança e higiene para comercialização de produtos em feiras-livres, além de propor a organização do espaço, dando assim uma maior comodidade e conforto aos consumidores. Nos últimos 20 dias, a Seagrima distribuiu barracas padronizadas a agricultores familiares e pequenos produtores e feirantes do Pontalzinho (20), Centro Comercial de Itabuna (4), Califórnia (8) e 32 entre feirantes itinerantes perfazendo um total de 80 unidades.  

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sandro José Lopes, até o final projeto contemplará ainda mais 200 beneficiados, já garantidos para o ano de 2017. “Este benefício foi conquistado graças ao empenho da equipe técnica da secretaria, que encaminhou solicitação ao Governo do Estado através da CAR, que não mediu esforços para confeccionar essas barracas personalizadas que agora estão sendo entregues” ressalta.

A feirante Regiane Vieira Amorim, 32 anos e mãe de um filho, mostrou-se satisfeita com a aquisição de uma barraca padronizada. “Precisamos de pessoas que trabalhem assim em favor dos pequenos, pois, é daqui que tiro o sustento da minha casa e da minha família. Nada paguei e estou recebendo uma barraca linda de se ver”, comemora.

“Ainda há problemas a serem resolvidos quando o assunto é feira-livre”, diz a proprietária de um box que comercializa café no centro da feira. Mas, Márcia Gama, 37 anos, parabenizou a iniciativa da Prefeitura e mostrou-se interessada a ajudar, pois, para ela à medida que há melhoria na Feira Livre do São Caetano todo mundo sai ganhando. O secretário Sandro José Lopes contou com o apoio da comerciante que acompanhou a equipe da Seagrima durante a visita e até ajudou a apontar os problemas de infraestrutura na localidade. 

“Foi dona Márcia quem deu o suporte necessário aos feirantes e à secretaria no cadastramento, mostrando que juntos podemos ser ainda mais fortes”, relata o diretor de Cooperativismo, Associativismo e Setor de Feiras, Cláudio Mendes. Atualmente a feira mais populosa de Itabuna conta com cerca de 400 feirantes ativos e uma clientela flutuante de 800 pessoas por dia número que praticamente triplica nos finais de semana, chegando a 2.500 pessoas por dia, particularmente aos domingos. 

Desde março do ano passado com o suporte da CAR, a Prefeitura vem desenvolvendo o projeto Bahia Produtiva. Inicialmente foram distribuídas 64 barracas zinco galvanizado que foram entregues aos agricultores que trabalham na Feira do Produtor, no bairro Pontalzinho, que não apenas trouxeram um novo aspecto para a feira, como ajudaram na comercialização ao ampliar o número de consumidores. 

‘As barracas são resultado de parceria da administração municipal com o Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, e são feitas de zinco galvanizado, com dimensões de 2 metros de comprimento por 1 metro de largura e 2,20 centímetros de altura.