FMT oferece vagas para curso de Serviço Social presencial

Sede da FMT
Ascom/Jonildo Glória

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2017.1 com vagas para turmas matutinas e noturnas, dos cursos de graduação e tecnólogos da Faculdade Madre Thaís (FMT). As inscrições presencial, além da sede da Faculdade, na Avenida Itabuna, 1.491, Gabriela Center, em Ilhéus, de segunda, com os agentes credenciados pela FMT e no Shopping It’art,no Calçadão D. Pedro II, Centro. A inscrição on-line através do site: www.faculdademadrethais.com.br. Para os candidatos que optarem pela utilização do ENEM, a inscrição será até o dia 24 de novembro, mediante apresentação do Boletim, constando nota e número de inscrição no ENEM. Estão sendo disponibilizadas vagas para todos os cursos nos turnos matutino e noturno.

O primeiro Curso de Serviço Social presencial de Ilhéus na Faculdade Madre Thais foi iniciado em agosto deste ano. Com uma matriz curricular atenta às exigências do mercado de trabalho, “esse primeiro semestre foi de muito trabalho para os professores e alunos. Além das aulas, o grupo participou do projeto de Responsabilidade Social da FMT, mobilizando pessoas para a doação de sangue para o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus; do Seminário Integrador que trouxe como temática a questão da Violência Doméstica e Diálogos com Assistentes Sociais de Salvador e da região para compreensão dos elementos constitutivos da profissão, sua gênese e natureza, bem como a inserção do Assistente Social como trabalhador e as respostas ético-políticas do trabalho profissional. Cada diálogo tratou de uma temática: Áreas e campos de atuação: competências e desafios profissionais; conhecimentos, habilidades e atitudes; Tendências do Serviço Social Contemporâneo: Gênero e Etnia e Meio Ambiente; A dimensão jurídico-política da profissão e a questão da adoção, relata a professora Andréa Andrade Sauer, Coordenadora do Curso de Serviço Social da FMT.

A Coordenadora explica que “o Assistente Social é o profissional que orienta a população em relação a seus direitos, para que cidadãos e cidadãs tenham uma vida digna e justa. Com 120 mil profissionais em todo o território nacional, o Brasil é o segundo país do mundo com maior quantitativo de assistentes sociais. O Serviço Social está em ampla expansão e é uma profissão cada vez mais requisitada, seja no setor público ou no setor privado, no atendimento à população ou na formulação e execução de políticas públicas que possibilitam o acesso aos direitos”.

Mercado - O Assistente Social analisa, elabora, coordena e executa planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura. Analisam as condições de vida da população e orientam as pessoas ou grupos sobre como ter informações, acessar direitos e serviços para atender às suas necessidades sociais. Elaboram também laudos, pareceres e estudos sociais e realizam avaliações, analisando documentos e estudos técnicos e coletando dados e pesquisas. Além disso, trabalham no planejamento, organização e administração dos programas e benefícios sociais fornecidos pelo governo, bem como na assessoria de órgãos públicos, privados, organizações não governamentais (ONG) e movimentos sociais. Assistentes sociais podem ainda trabalhar como docentes nas faculdades e universidades que oferecem o curso de Serviço Social. São profissionais que cursaram uma faculdade de Serviço Social (reconhecida pelo Ministério da Educação) e possuem registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do estado em que trabalham. A profissão é regida pela Lei Federal 8.662/1993, que estabelece suas competências e atribuições.

Cursos - Além das vagas para o curso de Serviço Social a Faculdade Madre Thaís está disponibilizando vagas para os cursos de Administração, Enfermagem Logística, Gestão de Recursos Humanos e serviço Social 50 vagas, em cada curso para formação de turmas noturnas. Já os para os cursos de Administração Biomedicina, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia Gestão em RH, e Logística.