Rotina continua no ritmo da normalidade, afirma Almir Melo

Requalificação da Praça Maçônica
Ascom/Wagnevilton Ferreira

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, assegura que a normalidade na administração pública municipal continuará até o dia 31 de dezembro próximo dentro da rotina. Segundo ele, os compromissos em reconstruir a cidade após 12 anos de abandono, que levou os serviços públicos a uma situação de caos, estão mantidos, com a execução das obras e serviços até o final do governo.

Almir Melo rebate boatos “plantados” por adversários que tentam denegrir sua gestão, com o simples intuito de “espalhar o terror” através da politicagem, o que não condiz com o estado democrático de direito vivido no Brasil. Para o prefeito, a política de “terra arrasada” praticada por 12 anos é coisa do passado e não se coaduna com a realidade de sua gestão.

Ao assumir em janeiro de 2013, o Governo da Reconstrução implantou uma administração moralizadora, em que os serviços públicos funcionam dentre da normalidade. “Desde o início de nossa gestão que promovemos a modernização da administração municipal, com regularizamos das finanças, mantendo os pagamentos de salários e fornecedores em dia”, esclareceu.

Segundo o prefeito, apesar da crescente dificuldade financeira enfrentada pelos municípios brasileiros, as ações administrativas praticadas com base na realidade orçamentária e financeiras fizeram com que Canavieiras não sofresse com o desequilíbrio. “Com base no nosso Plano de Governo, iniciamos a prospecção de recursos e a construção de obras que beneficiaram as áreas social e econômica, sempre respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal”, assegura.

Duas áreas da administração – saúde e educação – foram eleitas como prioritárias, ao ponto de se tornarem referências em nível regional, pela qualidade dos serviços prestados. “O hospital, que encontramos sucateado e fechado passou por constantes reformas, a última em fase de conclusão, com a adaptação da maternidade à Rede Cegonha, do Ministério da Saúde. Os postos de saúde continuam todos funcionando, com médicos e enfermeiros e a distribuição de medicamentos”, diz o prefeito.

Na educação, as escolas estão concluindo o ano letivo dentro da normalidade, com o oferecimento de merenda escolar de qualidade, cujo cardápio é elaborado por nutricionistas. Um dos avanços do setor foi a implantação da Educação Fundamental II no distrito do Poxim e nos povoados de Pimenteiras e Era Nova.

Por ser uma cidade com grande vocação turística, o Governo da Reconstrução implantou equipamentos adequados para fomentar essa importante atividade econômica. Áreas como a agricultura e todo o interior do município receberam melhoria na recuperação de estradas vicinais e até estadual, no sentido de facilitar o escoamento da produção agropecuária.

As obras em andamento estão sendo tocadas e algumas já se encontram em fase de conclusão. Dentre os exemplos estão o píer de atração de lanchas de turismo e que fazem o transporte para Belmonte (localizado no My Lamy), a requalificação da Praça Maçônica, a reforma do aeroporto, em parceria com o Governo do Estado e a reforma das escolas da sede e do interior.

A limpeza urbana é outro exemplo positivo e coleta de lixo continua sendo realizada regularmente em dias e horários marcados, bem como a retirada de vegetação de quintais e restos de materiais de construção, que precisam de agendamento. “Uma das nossas preocupações é manter a cidade livre dos urubus, como era no passado, evitando que algumas pessoas não coloquem o lixo e a vegetação de quintais fora do horário da coleta, o que nem sempre tem se tornado possível”, esclareceu o prefeito Almir Melo.