João Leão anuncia reforço na dotação orçamentária do estado para o cacau

Leão participou das festividades em Ilhéus
Maurício Maron

O vice-governador da Bahia, João Leão, anunciou em Ilhéus a inclusão de 10 milhões de reais na Dotação Orçamentária do Estado para investimento na lavoura do cacau, em 2017. A notícia foi revela ontem, durante a participação de Leão na solenidade comemorativa aos 70 anos da Indústria Joanes na Bahia. João Leão estava acompanhado do secretário estadual de Agricultura, Vitor Bonfim; do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues; e do superintendente da Sudic, Jairo Vaz.

Joao Leão destacou que os recursos serão utilizados como investimento na cadeia produtiva do cacau. "Nossa meta é ser o maior produtor de chocolates de origem do mundo", afirmou. Leão lembrou que nos tempos áureos da lavoura cacaueira, o estado era dependente dos impostos da região. "Tinha governador que ersperava a arrecadação da região para pagar a folha de pessoal da Bahia", afirmou.

Mas lembrou que, com a decadência da lavoura cacaueira, especialmente por conta da doença vassoura-de-bruxa, o sul da Bahia passou a contribuir apenas com 1,8 por cento da arrecadação do estado. Lamentou que, hoje, a maior parte da Bahia seja dependente economicamente da Região Metropolitana de Salvador (RMS), hoje responsável por 76,88% da receita do estado. O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, lembrou ainda que Ilhéus ocupou a terceira posição na arrecadação de ICMS e que, hoje, ocupa a 17ª posição. 

A produção de cacau no sul da Bahia alcança a 33 mil propriedades rurais. A maior parte delas sofreu com a vassoura-de-bruxa. O problema motivou a reestruturação da cadeia produtiva do cacau e, nos últimos anos, a produção voltou a crescer. Os resultados são verificados nas safras, desde 2003. Naquele ano, a produção era de menos de 170 mil toneladas e passou, em 2013, para 261,7 mil toneladas de amêndoas secas. E em 2014, a produção continuou em ascensão, com 279 mil toneladas, a maior safra das últimas duas décadas.