Projeto de Ciências e Tecnologia incentiva protagonismo juvenil‏

Diretora do Colégio Vitória, Aninha Melo
Arquivo/Maurício Maron

Jovens com visão crítica, perfil de líderes e protagonistas de sua própria história. Essa é a meta do Projeto de Ciências, Tecnologia e Profissões (PROCIVIT) idealizado por educadores do Colégio Vitória, em Ilhéus, e executado por estudantes da 8ª. Série e Curso Médio. A abertura acontece na sexta-feira (28), às 18h30, com apresentações artísticas dos alunos e palestra sobre Protagonismo Juvenil, ministrada pelo professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Gesil Sampaio Amarante Segundo.

No sábado (29), na sede da escola, acontece a Feira de Ciências e Tecnologia com visita aos stands no horário de 8h às 12h. O evento reunirá exposições de trabalhos nas áreas de Reciclagem e Reutilização, Energia, Movimento, Biologia e Números. Para preparar os projetos os alunos utilizaram conhecimentos e competências adquiridos no decorrer do ano letivo. 

De acordo com a diretora do Colégio Vitória, Aninha Melo, projetos nesse formato visam quebrar a formalidade da educação tradicional e tornar o aluno mais participante e líder da sua própria construção. “A ideia é incentivar a alfabetização científica, mostrando para esses estudantes que eles podem e devem sempre se posicionar de forma crítica e protagonista em todos os processos de que participam. Será um momento de construção e de aprendizagem para eles, principalmente”, destaca a diretora. 

Para a coordenadora do Curso Médio, Ana Cláudia Hora, “a importância do projeto é trabalhar, na prática, os conteúdos vistos, na teoria, em sala. Assim, eles vão aguçar a curiosidade em relação aos experimentos científicos, desenvolvendo um comportamento investigativo, além da possibilidade, para os educadores, de diversificar as formas de avaliação”.

O PROCIVIT representa a culminância do projeto anual gerador, O MoviMENTE, que  propõe estabelecer e consolidar a parceria entre escola, família e estudantes, na busca de caminhos e construção do indivíduo feliz, harmônico, empreendedor e colaborativo. “O nome do projeto faz referência à movimentação da mente, ao estímulo da conduta proativa do jovem, dando relevância ao protagonismo juvenil”, completa a diretora Aninha Melo.