UFSB debate ´Universidades para um Mundo sem Fronteiras´

Naomar Monteiro
Arquivo/Renato Velasco

O Reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar de Almeida Filho, estará entre os dias 24 a 28 de outubro na cidade de Parma, na Itália, para participar da Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Além disso, o evento compreende uma série de encontros com universidades brasileiras e italianas a fim de estreitar laços e trocar experiências acerca dos mais diversos temas, como inclusão social, cooperação, acordos bilaterais e inovação, por exemplo.

Com o tema central “Universidade para um mundo sem fronteiras”, o VIII Seminário Internacional contemplará Plenárias, Mesas Redondas e Palestras. Nesse período, serão discutidos os mais variados assuntos, como Desenvolvimento de Pesquisas de alto impacto na África, Américas, Ásia e Europa; Internacionalização Criativa em Cenários de Crise; Instituições de Ensino Superior e Relações com os BRICS; e  A Interface entre Cooperativas e o Mundo Acadêmico.

Em paralelo, no dia 25 (terça) acontece o "I Encontro de Reitores Brasil-Itália: empreendedorismo, inovação, desenvolvimento e inclusão social",  momento no qual estarão presentes a Presidente da Associação de Reitores de Universidades Italianas (CRUI); o Presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras; a Ministra da Educação, Universidade e Pesquisa da República Italiana; o Prefeito de Parma; o Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES); e diversas outras autoridades nacionais e internacionais.

Na sexta-feira (28), o evento se encerrará com um momento voltado para a discussão sobre a Universidade de Parma e seus Projetos de cooperação com Universidades brasileiras (duplos diplomas, Programa Overworld, mobilidade de estudantes e professores) e assinatura de acordos entre o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e Instituições de Ensino Superior.