Saúde na Escola promove palestra sobre higiene pessoal

Programa Saúde na Escola em Canavieiras
Ascom

O Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pela Prefeitura de Canavieiras, por meio das Secretarias da Saúde e Educação, realizou mais uma ação buscando a promoção da saúde no ambiente escolar. Nesta quinta-feira (13), enfermeiros e agentes de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Talma Cajueiro estiveram na Escola Municipal Noécia Vidal Cavalcante, onde ministraram palestras sobre higiene pessoal.

Segundo a Secretária da Saúde, Roberta Barros, as palestras foram realizadas nos dois turnos, no sentido de abranger todas as turmas. “A Escola Noécia tem alunos pré-adolescentes e adolescentes, e a equipe de professores sentiu a necessidade de abordar esse assunto, falar sobre os cuidados com o corpo, que agora começa a passar por transformações”, disse Roberta Barros.

Os assuntos abordados pela equipe de saúde foram desde os cuidados com o couro cabeludo, até menstruação, higiene íntima, a importância de uma boa escovação. “Em um dado momento, os professores separaram em grupos de meninas e meninos, quando tratamos de temas específicos. Como no momento em que falamos de menstruação, ou quando abordamos a higiene do pênis. Muitos desses alunos têm fimose e nem sabe, podendo vir a desenvolver um problema futuro como um câncer”, explicou Roberta Barros.

A secretária explica que essa articulação entre escola e unidade de saúde é muito importante para o bom funcionamento da Saúde no município. “O programa atua com os estudantes da educação básica, gestores e profissionais de educação e saúde e a comunidade escolar. São realizadas avaliações de saúde bucal, saúde ocular, além da promoção de capacitações e grupos de discussão sobre temas como alimentação, uso de drogas e doenças sexualmente transmissíveis, entre outros”, relatou a secretária.

O Programa Saúde na Escola tem o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens.