Economista dá dicas no Dia do Microempreendedor Individual em Itabuna‏

Consultor do Sebrae, economista Reinaldo Andrade deu boas dicas aos microempresários individuais de Itabuna
Secom/Wilson Oliveira

Uma manhã enriquecedora com muitas dicas importantes e aprendizado sobre as formas de se controlar o dinheiro e a planilha de caixa da microempresa, além da organização que se deve manter para o sucesso do próprio negócio. Assim definiu a microempreendedora individual Sueli Corrêa que pela primeira vez pôde ouvir dicas e sugestões do economista e contador Reinaldo Andrade durante palestra de abertura das comemorações em Itabuna do Dia Municipal do Microempresário e do Microempreendedor Individual (MEI), 5 de outubro.

Na manhã de hoje a programação foi realizada no Ponto do atendimento do Sebrae, na Rua Paulino Vieira, centro.  Promovida pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com o Sebrae e Banco do Povo (Instituição Comunitária de Crédito Itabuna Solidária) as palestras e oficinas prosseguem até amanhã, dia 6. A programação obedece à Lei Municipal nº 2.362 de 2 de agosto passado sancionada pelo prefeito Claudevane Leite.

Microempresária individual do segmento de perfumes e roupas Sueli Corrêa disse que a partir de agora caminhará mais segura diante do fluxo de entrada e saída diária de recursos do caixa de sua empresa. “Geralmente, nós microempreendedores, colocamos a organização em segundo plano, dando sempre prioridade às operações diárias de produzir e vender. Daí que muitas vezes gastamos o dinheiro que sobrou no caixa sem preocupação alguma com o futuro. Isto termina afetando os investimentos que poderíamos fazer para o crescimento da própria empresa”, afirmou.

Segundo Reinaldo Andrade, consultor do Sebrae, muitas vezes isso acontece, porque o empresário não tem controle de caixa que permita apurar se todos os recebimentos e pagamentos de faturas estão corretos e se o saldo em caixa confere com as entradas e saídas de recursos. “Se o empreendedor não anota e não conhece corretamente as despesas. Assim, é impossível projetar valores a gastar, planejar reduções e controlar para que as despesas não saiam dos limites estipulados. Em resumo, não é possível a uma empresa sobreviver sem que haja boa organização das informações necessárias à gestão financeira do negócio”, explicou o economista.

Para o consultor um dos principais instrumentos de análise e planejamento financeiro das empresas é justamente o fluxo de caixa. “Além disso, o microempreendedor tem que ser rigoroso na atualização dos dados financeiros. É importante observar que o planejamento pode ser feito com metas para outros prazos – como para o trimestre ou semestre, etc. – e que, para que o planejamento financeiro funcione, é preciso estabelecer metas realistas que possam ser alcançadas. Caso o MEI tenha computador, que elabore planilhas de Controle de Caixa, Controle de Conta Corrente, Contas a Receber e de Contas a Pagar de forma organizada e simples”, concluiu.