Seminário reuniu 200 profissionais da Educação

I Seminário Desafios da Gestão Escolar
Secom/Gidelzo Silva

Cerca de 200 servidores da Educação de Ilhéus, entre diretores, vice-diretores, orientadores e supervisores escolares participaram do I Seminário “Desafios da Gestão Democrática Escolar Frente ao PME – Plano Municipal de Educação”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, nesta quarta-feira, 28. O evento aconteceu no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, na Avenida Soares Lopes, como ferramenta para ampliar o trabalho de formação na área da gestão escolar, além de promover maior integração com os diversos atores educacionais.

Na opinião da coordenadora de Gestão Escolar da Seduc, Sandra Catharina Santos, o seminário foi um sucesso absoluto. “Além da palavra inicial do secretário de Educação, Paulo Moreira, que apoiou integralmente a realização do evento, tenho certeza que as palestras proferidas também foram decisivas para que todos nós, profissionais da área, possamos melhorar a gestão escolar e, consequentemente, o ensino no município”. Na última avaliação do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – o município conseguiu atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Educação no ensino de 1ª a 4ª séries.

Para Sandra Santos, a palestra proferida pela professora Marilene Araújo, que abordou o tema “Gestão Escolar: Encantar para Educar”, deixa claro que “toda mudança profunda depende da organização interna do indivíduo, de como funcionam as suas estruturas internas. Só levando esses fatores em consideração, o indivíduo será capaz de ‘reencantar’ o processo educacional”, ressalta a coordenadora. Ela acrescentou: “é fundamental enfrentar os desafios da gestão democrática com olhos de ternura, pois, dessa forma, será possível confrontar melhor os problemas, proporcionando, também, uma maior integração dos profissionais que buscam aperfeiçoar ainda mais o processo de ensino-aprendizagem”, completou.

Além da exibição do vídeo “Cenários Transformadores para a Educação Básica no Brasil”, o I Seminário “Desafios da Gestão Democrática Escolar Frente ao PME” contou com outras duas palestras: “Desafios da Gestão Democrática Escolar”, proferida pela professora Gilvânia Nascimento, e “Educação Empreendedora”, abordada pela superintendente regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Claudiana Figueiredo.