Alunos do Colégio Vitória apoiam projeto Banho Solidário‏

Alunos envolvidos no projeto dão show de solidariedade
Ascom

As turmas da oitava série do Colégio Vitória, em Ilhéus, estão mobilizadas para apoiar o projeto ‘Banho Solidário’, que tem a missão de melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de rua. A ação social proporciona respeito e dignidade, através do acesso à água em um banho quente, além de orientar sobre noções básicas de higiene.

De acordo com a professora da disciplina Produção Textual, Anita Brito, a participação dos estudantes não se dará por meio da ação direta junto aos necessitados, mas como apoio de divulgação e doações aos voluntários do projeto que são treinados para atuar nas ruas.

A comunidade escolar foi mobilizada para produzir cartazes, folders e panfletos. O material publicitário será corrigido, avaliado e utilizado na campanha MoviMENTE geração Ação Social. Outra iniciativa será um festival de tortas com arrecadação destinada ao projeto.

“Essa é uma boa iniciativa para contribuir com a população e eu me sinto bem por ajudar”, explica o estudante Angelo Matheus Carvalho Blanes. Para o colega Matheus Patrício, “a participação dos alunos é importante porque auxiliará os necessitados”.

SolidariedadeO projeto Banho Solidário surgiu há um ano, em Vitória da Conquista, idealizado pelo empresário Cláudio Lacerda. A ideia foi difundida, em poucos meses, por diversos estados brasileiros e, atualmente, é realizada em cinco cidades. Em Ilhéus, a iniciativa começou em julho deste ano, acontecendo uma vez por semana, sempre às quintas-feiras, a partir das 19h.

Para atender à população de rua, foi montada uma estrutura de reboque em caminhonete que conta com dois banheiros, feminino e masculino, com água quente proveniente de uma caixa d'água (transportada pelo veículo). Os banheiros foram levados até a escola para visualização. ”Achei legal o espaço para eles se arrumarem, mesmo pequeno, é bem aproveitado”, afirmou a aluna Clara Maron.

Para cada pessoa que toma banho, são disponibilizados shampoo, condicionador, sabonete, roupa limpa, roupa íntima, toalha, perfume, desodorante, barbeador, escova e pasta de dente. O projeto não tem ligação com instituições políticas, sociais ou religiosas, sendo mantido exclusivamente através de doações.