Empresários confirmam parceria e apresentam demanda ao superintendente do Sebrae

Adhvan conversa com empresários do sul da Bahia
Maurício Maron

O superintendente Sebrae Bahia, Adhvan Furtado, foi recebido em Ilhéus e Itabuna por empresários de instituições parceiras e representativas da sociedade local. Os encontros aconteceram nos dias 5 e 6 de setembro, nos pontos de atendimento do  Sebrae, nas  duas  cidades, com representantes das Câmaras de Dirigentes Lojistas, Convention Bureau, Associações Comerciais, de Turismo e da Indústria de Hotéis, e Sindicatos Rural, do Comércio, da Indústria de Informática e de Hóteis, Bares e Restaurantes .   

Para os grupos, ele destacou a importância desse momento de escuta, junto aos empresários e parceiros. “O papel do Sebrae, como apoio e agente de desenvolvimento das micro e pequenas empresas, não significa uma ação isolada. É fundamental agir de forma integrada com as entidades representativas da sociedade”, afirmou.

Durante o encontro, os participantes foram convidados a apresentar suas demandas. “Pedimos ao Sebrae para ajudar o empresariado local a amenizar os impactos da crise, com novas alternativas”, afirmou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), Clóvis Júnior. “Na área do turismo temos dificuldades junto ao poder público e o Sebrae é a única instituição que caminha conosco”, destacou Luís Massa, presidente do Convention Bureau.

Sobre o atual contexto econômico, Adhvan Furtado avaliou: “O que percebemos é que, nos momentos de crise, as pessoas se integram ainda mais e o Sebrae é um parceiro nesse processo, auxiliando a montar uma agenda estruturada, com unidade, para vencer as  dificuldades”.

Em Itabuna, mais demandas foram apresentadas. “Precisamos do apoio do Sebrae nas questões referentes à captação de financiamento junto aos bancos”, pediu o empresário  Sérgio Velanes, proprietário de uma rede de farmácias. “Pleiteamos que o Sebrae  nos auxilie a encontrar soluções para transformar nossa cidade”, falou o presidente da Associação Comercial de Itabuna (ACI), Ronaldo Abude. O empresário do ramo da construção, Orleans Mendonça, sugeriu “a criação de uma escola do varejo, voltada para a prática do mercado”.

Após o encontro, as demandas foram repassadas, para encaminhamento, à gerente da unidade regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo. “Esse processo de escuta das entidades acontece em momento oportuno porque estamos elaborando o Plano Plurianual de 2017/2018 e as demandas apresentadas aqui ajudarão a nortear nossas escolhas”, explicou a gerente.

Para os empresários que querem conhecer sobre eventos e capacitações do Sebrae, mais informações podem ser obtidas no Ponto de Atendimento do Sebrae em Itabuna, localizado na Rua Paulino Vieira, nº 175, Edifício Lizete Mendonça, Centro, ou no telefone (73) 3613-9734. O empresário também pode procurar o Sebrae Ilhéus, que fica na Praça José Marcelino, nº 100, Centro, ou pelo telefone (73) 3634-4068.