Semana Sebrae no Sul da Bahia supera meta com mais de 2,2 mil inscritos‏

Eeventos muito prestigiados
Maurício Maron

O sucesso de público da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, no Sul da Bahia, é comprovado em números. O balanço de atividades revela que cerca de 2,2 mil pessoas participaram do evento, entre empresários, empreendedores e estudantes, superando a meta inicial de mil inscritos. No período de 29 de agosto a 2 de setembro, foram oferecidas duas megapalestras, além de capacitações sobre gestão financeira, internet para pequenos negócios e workshops de inovação, nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Itacaré e Uruçuca.

“Recebemos da classe empresarial uma bela demonstração de confiança. A grande procura pelas soluções ofertadas fez com que tivéssemos que duplicar as vagas. Essa demanda reflete o desejo de adaptação às novas exigências da contemporaneidade”, destaca a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo.

Empreendedor de perfil inovador, que busca conhecimento para crescer, o proprietário de uma empresa de turismo de aventura em Ilhéus, André Luís Silva, está sempre em busca de novas atrações para as viagens de seus clientes. “Planejo montar, neste verão, uma parede de alpinismo que simula a escalada em rocha, uma modalidade muito procurada”, revela.

Em busca de motivação, ele participou da megapalestra “Criatividade e inovação que fazem acontecer”, ministrada na quarta-feira, dia 31, em Ilhéus, pelo consultor organizacional e conferencista nacional, Eduardo Carmello, para uma plateia de 1,1mil pessoas. “A inovação nos auxilia a encontrar novas formas de alcançar metas antigas, aprimorando o que já existe, mas também desenvolvendo novos padrões”, orientou Carmello.

Aprender sobre inovação em gestão foi o que atraiu o microempresário de Itabuna, Mateus Moraes, sócio de uma distribuidora de bebidas, a participar da megapalestra “Construindo uma Tropa de Elite”. “Em um ano e meio de atividade, já somos referência no setor, com os diferenciais do serviço de delivery e atuação nas redes sociais”, afirmou.

A palestra foi proferida na segunda-feira, 29, em Itabuna, pelo ex-capitão do Bope e consultor dos filmes Tropa de Elite 1 e 2, Paulo Storani, atraindo 1,2 mil empresários e empreendedores. "Os empresários devem basear-se em processos de excelência na seleção da equipe, capacitação e nível de empenho, independente do contexto econômico”, orientou. 

“Os eventos da Semana serviram para reafirmar a imagem do Sebrae como uma instituição de fomento ao empreendedorismo e de orientação empresarial”, explica o gerente regional adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima.

A Semana Sebrae no Sul da Bahia teve a parceria das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabuna e Itacaré, Associação Comercial de Itabuna (ACI), Banco do Povo, Sindicato do Comércio Varejista de Itabuna (Sindicom) e Shopping Jequitibá.

Semana Sebrae encerra neste sábado em Salvador

A segunda edição da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, maior evento da Bahia voltado para os pequenos negócios, acontece até este sábado, dia 3 de setembro. Ao todo, foram disponibilizadas 30 mil vagas em Salvador e mais 50 cidades baianas.

Contribuir para o desenvolvimento e crescimento dos pequenos negócios e incentivar o empreendedorismo foram alguns dos objetivos do evento. As capacitações incluíram temas como associativismo, cenários econômicos, competitividade, design, empreendedorismo, estratégias, finanças, geração de valor, gestão empresarial, inovação, liderança, marketing e vendas, modelo de negócio, motivação, planejamento, produtividade, recursos humanos, startup, sustentabilidade, turismo, varejo e consumo.

Na capital baiana, o evento contou com o apoio da República Interativa e patrocínio do Banco do Nordeste e Intel.