Megapalestra em Ilhéus orienta sobre inovação e criatividade‏

Proprietário de uma empresa de turismo de aventura, em Ilhéus, André Luís Silva está sempre em busca de novas atrações para as viagens que divertem turistas do Brasil e exterior. “Planejo montar, já neste Verão, uma parede de alpinismo que simula a escalada em rocha, uma modalidade muito procurada”, revela. Pelo perfil inovador, o microempreendedor individual não perdeu a oportunidade de conferir a megapalestra ‘Criatividade e Inovação que fazem acontecer’, ministrada na quarta-feira, 31, à noite, no Centro de Convenções de Ilhéus, como parte da programação da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial.

Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, consultor organizacional especializado em Gestão Estratégica de Pessoas e conferencista indicado seis vezes ao TOP 5 do prêmio Top of Mind de Recursos Humanos, Eduardo Carmello falou para um auditório com plateia de 1,1mil empresários, empreendedores e estudantes.

“A inovação é um valor que nos auxilia a encontrar novas formas de alcançar metas antigas, não só tentando aprimorar algo que já existe, mas também desenvolvendo novos padrões”, orientou Carmello. Foi esta linha de pensamento que atraiu, à palestra, o empresário de Ilhéus, Givaldo Alves Sobrinho, proprietário da Imapel, uma indústria de pequeno porte do segmento de manufatura de embalagens de papel, que há 49 anos atua no mercado regional. “Ninguém pode se considerar totalmente capacitado, mas um eterno aprendiz, porque o passado não vai voltar, temos que seguir em frente”, afirma. 

Para a gerente regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo, os atuais debates do setor, devem levar em conta que “a sobrevivência das empresas no cenário econômico de desafios requer amplo e total investimento em conhecimento focado em inovação e tecnologia”.Uma rede de farmácias que atua em Ilhéus e Itabuna levou 30 funcionários para a palestra. Operadora de caixa, Nayara Rodrigues objetiva o crescimento. “Quero aprender para crescer na empresa”, planeja. Foi o que aconteceu com Sheila Magalhães, que começou nessa função e após um mês foi promovida a auxiliar administrativo. “Quanto mais conhecimento, melhor o desempenho, por isso, agora estou estudando administração na faculdade”, comemora.

InscriçõesAo todo, no Sul da Bahia, já foram registradas 2.232 inscrições para eventos da Semana Sebrae nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Itacaré e Uruçuca. Estão sendo oferecidas, também, capacitações sobre gestão financeira, internet para pequenos negócios e workshops de inovação.

A programação completa está no site da Semana. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (73) 3613-9734 (Itabuna) e (73) 3634-4068 (Ilhéus).

Este ano, no Sul da Bahia, a Semana Sebrae conta com a parceria das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabuna e Itacaré, Associação Comercial de Itabuna (ACI), Banco do Povo, Sindicato do Comércio Varejista de Itabuna (Sindicom) e Shopping Jequitibá.

Semana Sebrae acontece até este sábado, 3A segunda edição da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, maior evento da Bahia voltado para os pequenos negócios, acontece até este sábado, dia 3 de setembro. Ao todo, estão disponíveis 30 mil vagas em Salvador e mais 50 cidades baianas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.semanasebrae.com.br. Em Salvador, o evento acontece no Fiesta Convention Center e estão disponibilizadas mais de 16 mil vagas. Os eventos custam R$20 ou R$50, além de algumas opções gratuitas.

Contribuir para o desenvolvimento e crescimento dos pequenos negócios e incentivar o empreendedorismo são alguns dos objetivos do evento. As capacitações incluem temas como associativismo, cenários econômicos, competitividade, design, empreendedorismo, estratégias, finanças, geração de valor, gestão empresarial, inovação, liderança, marketing e vendas, modelo de negócio, motivação, planejamento, produtividade, recursos humanos, startup, sustentabilidade, turismo, varejo e consumo.

Na capital baiana, o evento conta com o apoio da República Interativa e patrocínio do Banco do Nordeste e Intel.